Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quarta-feira, março 22, 2006

Os homens das obras

Impressionante como a escola é, de facto, um espelho da nossa sociedade... Principalmente da parte negativa desta Sociedade.

Estava eu no 3ºpiso dando uma aula de Apoio quando, à espera de uma resposta, olhei distraidamente para a janela. Lá em baixo estavam três meninas, voltadas para a zona das obras que existe na escola. Aproximei para ver mesmo o que se passava. As meninas estavam a meter-se com os homens das obras e os "senhores" pararam o trabalho para estarem falando com elas.
Assim que me apercebi quem eras as meninas e que a "menina-líder" era minha aluna, abri a janela e gritei para baixo para que elas se fossem embora. E foram!
TRETA!! É óbvio que não foram, esconderam-se para que eu não as visse.

A aula acabou e desci. Mas em vez de seguir para o bloco da sala de professores, resolvi ir ao sítio onde as meninas estavam. E encontro-as.

Primeira reacção: Escancaram os olhos.
Segunda reacção: Baixaram os olhos.
Argumento usado: susto através da conversa de pedofilia.


E esta prof., que não é de escandâlos nem de gritos, começou a gesticular e a gritar com as meninas... Estava fora de mim! Gritei, espalhafatei, mandei-as para casa... no entanto, à medida que ia andando para a saída com elas, fui-lhes dando nas orelhas... e perguntei os nomes às que não conhecia.

Há uns tempos, ignoraria as meninas e não lhes diria nada... Era a vida delas! Hoje percebi o quanto a integridade física dos alunos é importante para mim... Mas fiquei triste com as atitudes delas e desiludida (que palavra tão suave!) com aqueles Senhores com idades superiores a 40 anos. Fiquei, sobretudo, furiosa por estas meninas serem as mesmas que se queixam que a escola não serve para nada e que olham para os professores com um esgar de desprezo quando muitas vezes as tentamos proteger das porcarias que existem lá fora!!
Às vezes não adianta preocuparmo-nos com quem se gosta de meter na boca do lobo!

5 comentários:

Miguel Pinto disse...

Hoje, a minha passagem pela blogosfera só admite :)...:):):):):):):)

amigona avó e a neta princesa disse...

O pior, colega, é pensarmos que o perigo maior vem de onde nós não podemos controlar: a família!!!

Ainda bem que estavas lá... mas ...amanhã???

«« disse...

sabes que mais, alguns desses abutres têm filhas e (quando não abusam delas) ficam indignados porque os outros abutres se aproveitam delas. è o mundo que temos, pequenino, pequenino, numa imensidão de terra.

plopes disse...

Ana,
Nunca se arrependa de fazer o bem, mesmo que seja, às vezes, a contracorrente.

Avozinha disse...

Algumas miúdas então são um terror! Nem sabem onde podem estar a meter-se. Por exemplo, hoje uma da minha escola com uma super-reduzida mini-saia, mais um cinto descaído, num dia de intensa chuva. Por essas e por outras é que eu defendo a existência de uniformes.