Numa altura em que se fala dos exames de Matemática, vem-me logo à cabeça um castelo de fadas, lindo e maravilhoso, sem nada de mau... sem problemas... tudo almofadado para ninguém se magoar...
Sim, porque os nossos alunos já não enfrentam verdadeiros obstáculos no ensino, os exames são feitos de forma a obter bons resultados, já passam sem saber sequer o que é tirar positiva num teste...
Sim, porque estes Exames Nacionais foram feitos para obter sucesso... para forjar estatísticas, para mostrar que as más notas até são obra de outros que não os alunos... o objectivo é atirar areia para os olhos da opinião pública.
Sim, porque um Exame de Português sem uma obra extensiva, um Exame de Biologia com matéria somente de interpretação de um texto... e outras coisas que tal não fazem uma avaliação séria.
Não estou a dizer que estou contente com os resultados. Somente fico triste com a corrente que estamos a seguir....
Já agora, os meus alunos de 9ºano (hoje) nao seriam capaz de fazer um dos meus testes de 7ºano (do ano de estágio-1999)...
Sim, porque os nossos alunos já não enfrentam verdadeiros obstáculos no ensino, os exames são feitos de forma a obter bons resultados, já passam sem saber sequer o que é tirar positiva num teste...
Sim, porque estes Exames Nacionais foram feitos para obter sucesso... para forjar estatísticas, para mostrar que as más notas até são obra de outros que não os alunos... o objectivo é atirar areia para os olhos da opinião pública.
Sim, porque um Exame de Português sem uma obra extensiva, um Exame de Biologia com matéria somente de interpretação de um texto... e outras coisas que tal não fazem uma avaliação séria.
Não estou a dizer que estou contente com os resultados. Somente fico triste com a corrente que estamos a seguir....
Já agora, os meus alunos de 9ºano (hoje) nao seriam capaz de fazer um dos meus testes de 7ºano (do ano de estágio-1999)...
7 comentários:
ponho o dedo no ar (pela 1ª vez) para perguntar a alguém que saiba a razão ponderosa que mantém os programas tão anacrónicos: analisar «Os Maias», a «Ode Triunfal» do outro do Pessoa e coisas assim não deviam 'servir' para ensinar os jovens a navegarem com segurança pela língua-mãe...
Infelizmente, aparentemente está tudo em franco progresso (como tu dizes, para a opinião pública) mas, na realidade, isto vai de mal a pior! :(
*Beijinhos*
Ai rapariga, estou como tu! Os meus alunos sabem cada vez menos e cda vez me obrigam a ensinar-lhes menos... Tenho tantas saudades do tempo em que se ensinava a sério!!
Beijos
Podemos (e devemos) sempre não nos deixar levar pela corrente :) E aqueles exames de Biologia e Geologia, hein?! Por momentos até me pareceu um exame de interpretação de Português!
Beijocas ;)
Estive a corrigir exames nacionais de Geografia e fiquei abismado com a forma como muitos alunos do secundário não sabem escrever, nem estruturar ideias. Uma miséria...
E muitos deles virão a ser licenciados!!!
Sou do tempo do ponteiro e da tal madrinha. Sou de uma geração de carne de canhão. Porem fui lá na guerra instruído que comandante rigoroso salvava vidas. A vida me mostrou que é uma realidade, só os duros criam fortaleza.
Quanto aos erros pergunto, ou melhor digo há por ai cada prof que os comete a rigor.
Bem haja o DR. Pacheco. Um colega meu que deu o sangue à pátria era mesmo bom aluno nas orais.
Num testo onde a matéria estava a 100% correcta apanhou dez valores negativos numa prova de vinte valores, pois o DR. Pacheco tinha-lhe descontado meio valor por cada erro ortográfico. Que tal a ideia?
Talvez assim haveria muito menos meninos que mal sabem escrever o seu nome
Gostava que lê-se este texto
http://blonde-moon.blogspot.com/2007/07/o-candidato-da-reao.html
Enviar um comentário