Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quarta-feira, junho 01, 2005

Referendo à UE

Numa altura em que se fala de Não e Não (o da França e o da Holanda), também eu resolvi dar a minha opinião... que só vai servir de alguma coisa se houver referendo em Outubro, se de facto houver Revisão Constitucional...
1. Se tivermos a reger-nos um calhamaço de 400 e tal artigos, haverá de facto democracia? Não haverá imposição das regras da Alemanha sobre as nossas?
2. A maneira de ser e estar latina é completamente diferente da maneira de estar nórdica. Este modo de ser não será afectado? Não haverá imposição de culturas? Não se chegará ao cúmulo de culturas superiorea e culturas inferiores?
3. Faz algum sentido haver uma Constituição se, pelo menos, um país já disse que não? A Europa é dos povos europeus ou não?
4. O Direito Penal vai ser exactamente igual? Sendo o nosso Direito mais provincial, deverá o nosso país receber ordens e aceitá-las de bom grado, sem nada dizer?
5. Se a Constituição é um manual de valores, como se vai uniformizar os valores europeus? Com tratados mas sem povo?
Parece-me evidente que o que a Europa tem de melhor é a sua diversidade cultural, religiosa, social, económica,... Tentar transformar este Velho Continente em algo parecido com os Estados Unidos da Europa é pura parvoíce...
Mas isto sou só eu a dizer... ;)

1 comentário:

DM em Caracas disse...

Tem toda a razão!