Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

domingo, setembro 16, 2007

Dalai Lama e as aulas

Vi, com atenção, com muita atenção, a entrevista que o Dalai Lama deu na RTP. Gostei de o ouvir! Gostei muito e, ao mesmo tempo pensava nas minhas aulas e na minha maneira de ser professora.

Dizia ele que a vida recompensa positivamente os gestos positivos que lhe damos, dizia ele que qualquer pessoa responde positivamente a atitudes positivas que tenhamos para com ela.

Como professora, sei que ele tem razão. E, no passado ano lectivo, tive oportunidade de comprovar como as minhas atitudes negativas [que não são frequentes] para com um aluno podem avolumar uma situação e torná-la insustentável em plena sala de aula.

Em Pedagogia isto chama-se o efeito Pigmaleão... que existe mas de uma forma muito moderada e com várias variáveis a influenciar!

5 comentários:

Stôra disse...

Também vi um pouco da entrevista, não tive oportunidade de ver mais. É sempre bom ouvirmos mensagens destas! Gostei da frase que retiveste e colocaste a vermelho :)
"Comportamento gera comportamento"

*Beijinhos* e bom início de ano lectivo!

«« disse...

Não vi a entrevista e fiquei com pena, adoro aquela persongaem, já li todos os lvros dele e acho que muito do que ele diz intuitivamente fundamenta a psicologia positiva....acho que encontrar aquele equilibrio é o verdadeiro extase da vida...sim, sou terreno ...

Avozinha disse...

Assim sendo, vamos lá mandar 'positivos' para a senhora ministra...

Anónimo disse...

Ana, vim desejar-te um bom ano lectivo e deixar-te um beijinho.

Eu disse...

Cheguei aqui pelo Escolaridades e pelo comentário que lá deixou que gostei bastante. Parece-me, do pouco que aqui li (volto com mais calma) uma (P)rofessora e não do outro grupo de (p)rofessores.