Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, outubro 11, 2005

D. Maria Augusta

Na sequência do que disse sobre o acto de aprender ou ensinar, recordo
* com saudade os tempos em que a minha professora primária nos dava 10 minutos do final da aula para ler... e cada um de nós lia um pequeno trecho de um qualquer livro;
* quando ela nos ensinava a fazer os problemas de Matemática com enunciados quotidianos do género "A Rita comprou três quilos de laranjas na loja do sr. Joaquim, a 150$00/Kg. Quanto gastou?"...
* quando ela chegava num Citröen bege e estacionava à sombra da oliveira;
* como nós corríamos para ela e como ela nos tratava maternalmente;
* o que acontecia se ela se chateava com asneiras que tínhamos feito;
* como os meus pais lhe diziam para me educar e me ensinar...
Eu estou muito orgulhosa de a ter tido como professora... e sei que ela está orgulhosa de mim... assim como eu me orgulho de muitos dos meus alunos!!

2 comentários:

Abelhinha disse...

Eu não tive a mesma professora durante, a então, escola primária.

Tirando a única excepção de quem não gurado recordação grata nenhuma mantive contacto com todas elas. A minha mãe é professora, e manteve o contacto com as colegas.

Todas elas ao longo da minha vida me fizeram perder esse orgulho de que falas.

isso deixa-me triste :(

peciscas disse...

Colega.
É urgente divulgarmos, por todos os meios possíveis a experiência que estamos a viver.
Nós, que estamos "no terreno" sabemos como as coisas funcionam (ou não funcionam) para além dos discursos politicamente correctos, que ficam muito bem na fotografia.
É por isso que hoje, lá no meu Peciscas, tenho um post a convidar os "profes" a deixarem os seus testemunhos sobre a realidade que se está a viver actualmente nas escolas, através de um outro blog que é especialmente dedicado a temas da EDUCAÇÃO.
Por isso, convido-te a passares por lá e, com este testemunho ou com outro, contribuires para a divulgação da tal realidade.