Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, julho 29, 2008

A Joana e os livros

Oficialmente de férias...

E como tal tenho posto a leitura e o descanso em dia! Não tenho pensado em escola e/ou educação por enquanto, no entanto tenho agendadas algumas leituras relacionadas com o trabalho.

Escrevo sobre o "Evangelho segundo Jesus Cristo" de Saramago, um dos meus escritores favoritos. É a segunda vez que leio o livro e surpreendo-me com novidades, com factos que nunca reparei, com linhas que não me tocaram na primeira leitura. Faço viagens até ao Médio Oriente e aprendo!
A minha afilhada questionou-me sobre o porquê de ler um livro cheio de letras sem bonecos... Respondi que adoro ler... Só!

A Joana tem dificuldades na capacidade imaginativa e na leitura e não mostra vontade alguma de ler. Bem a tento convencer das viagens que fazemos, do sonho que, de olhos abertos, vivemos, das histórias que podemos inventar e dos desenhos que podemos desenhar... bem a deito comigo num tapete a ler e a brincar, à frente de um livro com muitas ilustrações, tento mas sem resultados. Não gosta de ler! Não gosta de ter livros por perto. Será porque nunca os teve? Será porque não os vê em casa dela?

2 comentários:

Sara disse...

Há muito tempo que não comentava :) E comento este, porque me faz lembrar o meu irmão. Passei anos a tentar convencê-lo a ler e nem por isso deu resultado. Às vezes não são os nossos esforços que fazem alguém começar a ler. É preciso as próprias pessoas descobrirem o gosto pela leitura. Ler é como ouvir Fado... há que aprender a gostar!
As vezes as conversas não funcionam. Às vezes 3 anos de conversa sincera não são suficientes... Já diziam os outros... Let it be...
Gosto de ti! Beijo

Teresa Lopes disse...

Estive uns dias em Londres. Uma manhã fui até um parque perto de casa e, perto de mim, estava uma mulher com uma criança que aparentava ser filho. 3/4 anos. Sentados na relva, almoçaram. No fim, deitaram-se e a mãe esteve a ler uma história à criança.
(No comments!)

Boas férias e beijinhos!