Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, abril 07, 2005

Alunos e professores...

Nestes dias que correm, na escola onde eu lecciono, discute-se as relações professor-aluno no sentido mais literal da palavra. Não falo de sexo nem relações amorosas. Circulam boatos de amizades estranhas entre alunas e professoras com intuitos menos próprios, nomeadamente difamação e calúnia de outros professores. Já chegou mesmo ao ataque pessoal, com ameaças. Pois bem... Não concordo com o que está a acontecer! E sei que, por não estar envolvida no assunto, consigo analisar a situação mais friamente.
Sempre fui amiga dos meus alunos, sempre me dei muito bem com eles, mas nunca cheguei ao ponto de usar esses alunos contra os professores, nem a amizades muito intimas... sempre soube cultivar a distância que sei que é importante e necessária.
Obviamente que, depois do ano lectivo terminar e de eu ter a certeza que já não vou ser professora daqueles alunos (principalmente se forem de 12ºano), nos contactamos, saímos juntos e frequentamos a casa uns dos outros. Claro que não acontece tal coisa com todos mas apenas com alguns!
Essa amizade é saudável e passa por conversas sérias, do género alerta para situações na Universidade e no mercado de trabalho, mas também por conversas e brincadeiras mais descontraídas entre AMIGOS... Tenho a noção onde está a linha e não a ultrapasso!!
Principalmente quando se dá aulas à noite, cultiva-se um ambiente diferente... são pessoas mais velhas, outras vidas, famílias, e cultiva-se sobretudo a educação e entre-ajuda. E já fui a casamentos e baptismos, fruto destas amizades.
Por natureza, não sorrio com facilidade para toda a gente, principalmente para desconhecidos, e só por si, este facto cria logo uma distância entre as pessoas. E aos poucos vou-me dando a conhecer. A sensação com que fico, relativamente à situação que se passa na escola, é que há sorrisos e confianças para toda a gente, independentemente de se tratar de alunos ou colegas. Claro que a situação vai causar mais danos ainda... muito provavelmente na vida das pessoas envolvidas, as alunas e alunos porque vão ter que arcar com as consequências de uma ameaça a professores, aos professores envolvidos porque, da pior maneira, vão ter que aprender a ser adultos e não estudantes do ensino secundário, como acham que ainda são...

1 comentário:

Maria Duarte disse...

Bem dito, sim senhora!
mas nao é novidade para ninguem que o que há mais é professores(as) que nao gostam do que fazem, nao sao competentes, só querem é receber os euritos no final do mes, mas ainda assim teimam em estabelecer competiçoes ridiculas com outros docentes das escolas... ora se nao são melhores que eles, vão ter que entrar num campo menos digno da questão... que é virar os alunos contra os stores pa que eles sejam odiados...
agora pergunto eu... onde é que vamos chegar com uma politica destas?como é que este pais vai para a frente, se os proprios educadores não têm valores morais que possam transmitir aos alunos?
e é assim que o nosso lindo Portugal continua como está...
Se todos tivessem a mesma posição que tu, ai sim isto andaria pá frente...