Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

segunda-feira, abril 18, 2005

Professores Desterrados!!

Eu já achava a minha vida horrível... mas hoje tive a noção de que há professoras muito, mas mesmo muito piores que eu!
Na TVI passou uma reportagem sobre professores desterrados e um dos exemplos foi uma professora de Lisboa que vai e vem todos os dias para Campo Maior. Coisa de 500 km no total!!
Importante mesmo era ter-se referido que se qualquer deputado se quiser deslocar 10 km tem direito a transporte e a ajudas de custo, mas se um professor apresentar, de facto, provas das deslocações que faz, ainda o mandam "ver se tá a chover"... E são uns quantos mil professores nesta linda situação!!
Só faço 190 km por dia. Sei o que custa! Não tenho filhos. Por enquanto só me custa a mim... A senhora da reportagem fazia aqueles quilómetros todos que lhe custavam a ela e aos filhos...
Pode ser que, algures durante a minha carreira no ensino, esta situação mude... mas acho que não, nem em breve nem durante a minha vida...
Obrigada, Ministério da Educação!

1 comentário:

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Tem toda a razão, eu estou numa situação ainda pior e para agravar as coisas tenho uma limitação física e sou discriminado onde estou. Pior em 2002, o bomME na altura de David Justino, ignorou uma lei que o tribunal veio declarar ilegal o que o secretário-de-estado na altura fez. O Barrosito na altura ainda veio deizer que o ME não era nenhuma agência de empregos.
Dizem que há destacamentos para casos como o meu, eu estou para ver, se não me derem, garanto que irei falar, mas como a comunicação social não me irá dar puto, irei escrever um as páginas e colocá-las a circular na Internet.
Isto é um país triste, isto é um país de merda, os senhores do poder abusam do poder que têm para fazer de nós o que querem, depois admiram-se de perderem eleições, da abstenção, das manifestações e da subida de partidos de contestação. Ainda há-de ser pior.
Saiba porque motivo eles nos fazem isto, nos dois últimos posts do meu blogue: www.daescritaaleitura.blogspot.com leia pois fala lá dos Bilderberg que mandam nos burróides dos nosssos ministros.
Tristeza!
Eu quando tiver a partir a loiça, partila-ei e quando me revoltar será a sério, mas ainda não chegou esse tempo, porém poderá estar próximo, vamos ver as últimas cenas dos próximos capítulos. Até eu tenho medo de mim próprio.
Já agora aproveito para lhe falar dos meus livritos, uma espécie de literatura de intervenção que eu publiquei, e já são três livros e já escrevi outro e estou a escrever um quinto. O facto de estar desterrado faz-me escrever, só que nunca ouvirá falar de mim, claro nºao convém, nós já sabemos como é que as coisas funcionam em Portugal.
Obrigao pela atenção.
Luís Ferreira




Depois de A vida e os horizontes da mudança - um livro com treze contos, dos quais destaco – Quando desapareceu o ministro das Finanças, Viagem Infindável e No comboio. Livro dedicado aos trabalhadores. E do segundo livro: Os doze rapazes -uma novela que reflecte o actual clima de mal-estar que se vive nas escolas portuguesas e, que por isso, eu dediquei aos professores, eis que surge:
Henrique Bexiga – contos da fase contemporânea, - o meu terceiro livro com sete contos, tal como os anteriores editado pelas Edições Ecopy.
O exercer o poder pela negativa; o desemprego; o endividamento; a solidão; o sofrimento; a luta árdua pela sobrevivência e ainda os conceitos de felicidade; bem-estar; liberdade; agressão da natureza são as principais temáticas deste e dos livros anteriores, temas sobre os quais não se fala ou não convém falar nos dias de hoje. Por isso, é normal que muitos considerem esta primeira fase da minha escrita como sendo literatura de intervenção.
Henrique Bexiga estará à venda a partir do final deste mês de Maio, início de Junho, em livrarias de referência, das quais destaco as seguintes: Livraria Portugal e Livraria Apolo 70 em Lisboa; Livraria Leitura e lojas Ecopy no Porto; Livraria Americana em Leiria e Livraria Infante no Funchal. Poderá também adquirir este ou os meus primeiros dois livros na loja online da editora Ecopy: http://ecopy.macalfa.pt ou pelo e-mail: encomendas.ecopy@macalfa.pt
Para mais informações sobre mim, poderá aceder ao site: www.osdozerapazes.page.vu ou aos blogues:
http://daescritaaleitura.blogspot.com
http://falandodalingua.blogspot.com
Em princípio no final deste ano, ou em 2010 irão sair pelo menos mais dois romances da minha autoria.
Agradeço desde já o tempo que perdeu comigo. Agradeço-lhe ainda o facto de ter lido ou querer ler algum dos meus livros.