Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sábado, março 03, 2007

Alunos de 11ºano

Uma das coisas que me esforço por incutir nos meus alunos é o espírito crítico em relação a tudo e todos... começando pela própria turma.

No outro dia, cheguei à sala de uma das minhas turmas e os alunos estavam zangados uns com os outros por causa de uma planta da sala que eles próprios fizeram. [Alguns alunos desta turma de 11º ano portam-se como miúdos pequenos e perturbam constantemente as aulas e, com o objectivo de se alterar a situação, eles fizeram uma planta que respeitasse os seus gostos e ao mesmo tempo evitasse conversas cruzadas.]

Deixei-os discutir à vontade...

No entanto, quando pude intervir, fiz questão de lhes 'dar um sermão'... Não foi um sermão... Foi uma conversa sob o ponto de vista do professor... aquelas verdades que a gente às vezes tem que dizer... Sobretudo, as personalidades mais ou menos vincadas de alguns e a necessidade de pensar com a própria cabecinha de outros, afastando-se ou não dos problemas... até porque alguns destes meninos queixam-se dos amigos aos adultos mas não tomam qualquer atitude!

Isto levou-me a pensar que com a idade deles eu já tinha sido "traída" pelos amigos muitas vezes... e já andava com os olhos bem abertos!

1 comentário:

peace_love disse...

Infelizmente,quem nunca foi traído por um amigo?