Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sábado, março 24, 2007

Eles e eu

Nos dias que correm invade-me uma tristeza e uma alegria tremenda.

Passo a explicar:

Se por um lado ando esgotada com os últimos dias de aulas, os trabalhos e os testes para corrigir, actividades e visitas de estudo a preparar, por outro lado vejo evoluções positivas à minha volta.

Os resultados dos testes não foram grande especialidade e alguns alunos desiludaram-me... a Primavera chegou a passos largos e cada vez mais se nota isso nos resultados obtidos. Valores mais altos se levantam... paixões, amigos coloridos e afins.

À medida que o tempo passa, sinto-me a puxar a carroça sozinha... Há coisas que não andam se eu parar... Sinto-me isolada e triste com a situação. Mas sei que a minha capacidade de organização e trabalho não é partilhada por muitos professores.


Do outro lado dos meus sentimentos está uma alegria imensa que só existe porque estou nesta escola há três anos, ou seja, tempo suficiente para ver evoluções, para ver maturidade, para ver aquele mau aluno a transformar-se num miúdo impecável e bem-educado.

Os professores, às vezes, preocupam-se demais, prevendo um futuro miserável aquele aluno com um comportamento menos adequado, no entanto, eles têm a capacidade de nos surpreender e ainda bem por isso. Esta última semana foi exemplo disso, aqueles dois alunos (entre outros) cresceram... Eram putos irrequietos no ano passado mas já são homenzinhos este ano. Gostei especialmente do J., ontem... Um dos miúdos mais sinceros e honestos naquela turma...

Em breve saírão daqui e farão o seu futuro algures... Mas ficarão sempre no meu coração, porque cada pessoa de quem gostamos nos marca de forma diferente... E eu tenho orgulho em dizer que foram meus alunos, apesar de me zangar com eles imensas vezes....

4 comentários:

A Professorinha disse...

Eu ainda me consigo entusiasmar com a perspectiva de dar uma disciplina diferente para o ano... não sei porquê o bichinho continua cá dentro... apesar de todas as desilusões que muitos alunos continuam a dar-me, há aqueles que mostram que gostam de estudar e merecem o meu/noso esforço. É para esses que trabalho. Dá-me mais gosto dar um 3 a alunos que se esforcem, mesmo que não tenham positiva nos testes, do que dar 5 a alunos que o fazem com uma perna às costas e ainda são arrogantes.

É para esses 3 que eu trabalho.

Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

É assim mesmo Ana... daqui a uns anos continuarás na mesma... é o que dá ser um professor com o coração no lado certo... sofre-se, sorri-se e no fim o saldo é sempre positivo, apesar dos pesares...
Obrigada pela visita e boa semana! Beijinhos

Anónimo disse...

Ana, ainda bem que te encontro mais animada. Vês? Há sempre motivos a aquecer-nos o coração! É aquela questão de olharmos a garrafa com água até meio e pensarmos que está meia cheia em vez de pensarmos que está meia vazia. :)
Beijinhos.

Anónimo disse...

vida de professor tem de tudo, com tantas outras, mas pelo que sempre vivi (filha de professores) há sempre um lado muito positivo, as emoções, as recordaçõe, o ver crescer...

boa semana, Cristina

(professores universitários)