Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sábado, junho 30, 2007

Vida de professor?



Perguntaram-me outro dia:

O teu blogue não é sobre a vida de professor só... Por que motivo não é como os outros, com choradinhos de escola e mais escola?
Respondi:

Há duas opções na vida, perante as adversidades: pode chorar-se ou pode rir-se... qualquer uma das duas não altera nada nem resolve os problemas mas com a segunda sou mais feliz! Por isso, o blogue não tem choradinhos nem queixas infinitas... (às vezes, tem) Tem pedaços da minha vida, da vida de uma professora que apesar de ser dedicada, em grande parte, aos alunos, também tem música, filmes, livros, política... tudo o que um mero humano pensa e sente... mesmo que ninguém o perceba!!!
A minha vida, ou quase toda a minha vida, passa por aqui... com todas as angústias e tristezas, alegrias e sorrisos... Evito escrever amarga porque não gosto de me sentir assim... evito escrever impulsivamente porque já me tenho arrependido... Sou assim... Prefiro sorrir... nas aulas e na vida real!!

quinta-feira, junho 28, 2007

Cunhas :P

Não sou uma pessoa do tipo "politicamente correcta sempre" mas se há coisas que me tiram do sério são as cunhas... Sim, aquele sistema de colocação de pessoas em empregos onde não se faz nada e se ganha muito porque se é amigo, tio, sobrinho, filho, ou somente lambe-botas!

E isso irrita-me! Porque a cunha é já uma instituição neste Portugal tão pequenino (em todos os aspectos)! Porque não se faz nada pela competência e pela melhoria mas o que interessa é a cunha, a cunha e só a cunha.

Numa altura em que está a decorrer o concurso para professor titular, preocupa-me os amiganços... o "ajuda-me a mim que eu depois ajudo-te"... Não falo directamente da minha escola, no entanto, de certeza que estou a falar de n escolas pelo país fora!

Eu e a Paciência

Primeiro achei que era TPM... depois rabujice da idade... má disposição era outra hipótese... mau humor, chatice, cansaço, n coisas... até que V.Exa o Sr. N. disse "Estás com menos paciência!" e aí fez-se luz...

Sim, é um caso de falta de paciência!

Ou então, o Mundo está louco! (thanks, M.)

terça-feira, junho 26, 2007

DINHEIRO

DINHEIRO

Ele pode comprar uma casa, mas não um lar.
Ele pode comprar uma cama, mas não o sono.
Ele pode comprar um relógio, mas não o tempo.
Ele pode comprar um livro, mas não o conhecimento.
Ele pode comprar um título, mas não o respeito.
Ele pode comprar um médico, mas não a saúde.
Ele pode comprar um sangue, mas não a vida.
Ele pode comprar o sexo, mas não o amor.


No entanto, ninguém pode dizer que uns trocaditos extra não ajudariam, certo?
A mim dariam muito jeito...

sábado, junho 23, 2007

Exame de Biologia e Geologia

Aos poucos, ao tempo vai passando e olha-se para trás e tem-se a sensação de dever cumprido. Se foi ou não bem feito esse dever, isso é uma história diferente.

Tudo isto vem a propósito dos Exames Nacionais de Biologia e Geologia e dos meus alunos que foram fazer o exame.

Confesso que tinha receio que, no Exame, saíssem algumas daquelas preciosidades minúsculas que a gente não liga nada... apesar de ter lido o programa oficial de fio a pavio...
Sei lá! Às vezes temos surpresas destas! Já aconteceu antes!

No entanto, tudo correu de acordo com o previsto... Pelo menos, aos meus alunos correu bem! Fico feliz... e fiquei feliz quando eles saíram e disseram que fizeram tudo e que tinha corrido bem... Será que vou ficar feliz quando saírem os resultados? Espero honestamente que sim!

segunda-feira, junho 18, 2007

:D

Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do chefe, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo. -Nós amamo-nos…e vamos nos casar – disse o jovem – E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã … alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos … que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
-Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada … Tu Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia e apenas com uma rede em tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte… e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo – continuou o feiticeiro – deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!

Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão recomendada.

No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
O velho pediu que com cuidado as tirassem dos sacos… e viu que eram, verdadeiramente, formosos exemplares…

- E agora o que faremos ? –perguntou o jovem – nós as matamos e depois bebemos à honra de seu sangue ?
- Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne ? Propôs a jovem.
- Não ! – disse o feiticeiro – apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro. Quando as tiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres …

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros … a águia e o falcão, tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno até um tronco.

Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se magoar.

O velho disse:

- Jamais esqueçam o que estão vendo … este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão… se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a magoar-se um ao outro…
Se quiserem que o amor entre vocês perdure …

Voem juntos … mas nunca amarrados!

Incoerências tristes...

Ainda não descobri se é da idade se é mesmo por estar farta de tanta gente esquisita, cada vez fico mais triste com a incoerência que paira na vida das pessoas e que me afecta, muito de perto, a mim.

Há uns tempos, pedi algo à minha mana mais nova... "Nunca... era só o que faltava... nunca farei isso... foste tu que criaste... nunca... nunca..." e agora vai-se a ver já fez. Não entendo!

O que está em causa não é o ter feito o que lhe pedi mas sim a incoerência do Nunca e depois fez logo a seguir... Que me dissesse "vou pensar nisso" e depois logo tinha a atitude que pedi... agora nunca, nunca...

Pena é que o resto do Mundo passa a vida a ser incoerente como ela....

domingo, junho 17, 2007

Mais uma corrente

Ora bem, depois de um fim de semana pequenino mas saboroso respondo finalmente ao desafio da Olho Azul... Cá vai:

Eu quero: ser feliz
Eu tenho: projectos, muitos projectos
Eu acho: que me falta um dia de 48h
Eu odeio: traições
Eu sinto: paixão por ensinar
Eu escuto: os meus meninos, sempre que eles precisam
Eu cheiro: aquele perfume ;)
Eu imploro: paciência, quando a perco
Eu procuro: um rumo impossível
Eu arrependo-me: de não ter feito mais asneiras ;)
Eu amo: os meus alunos e a minha família
Eu sinto dor: quando há mal-entendidos estúpidos
Eu sinto falta: daquele carinho ;)
Eu importo-me: com o futuro dos que me são próximos
Eu sempre: resmungo
Eu não fico: ofendida com ninguém por ninharias
Eu acredito: no valor da amizade
Eu danço: se for a última coisa que pode salvar o mundo :D
Eu canto: só para massacrar alguém
Eu choro: mais vezes que o que parece
Eu falho: muitas vezes, mais do que queria
Eu luto: por ser feliz, para conseguir o que quero, para mudar o mundo
Eu escrevo: quando me apetece e não porque tem que ser
Eu ganho: elogios, de vez em quando
Eu perco: as estribeiras se for vítima de uma injustiça
Eu confundo-me: (algo que não me acontece)
Eu estou: sempre disponível para os meus meninos
Eu fico feliz: por ter feito o que a minha consciência dita
Eu tenho esperança: que uma pequena acção minha possa mudar a vida de alguém para melhor
Eu preciso: de dinheiro, férias e um bebé
Eu deveria: "dar pontapés" com mais frequência
Eu sou: sorridente e feliz
Eu não gosto: de engolir sapos

A quem vou passar?

Sei lá... a quem quiser, particularmente ao Jota, ao Ivo, à FM, aos Pezinhos de Cetim, ao CaditoNuno e à @Memorex.

Have fun...

quinta-feira, junho 14, 2007

Não percebo porquê!

Nos últimos dias, o trabalho tem-me ocupado a mente... que nunca conseguir ficar livre de pensar em n coisas ao mesmo tempo! Sim, sou uma daquelas alentejanas que contrarie o que o resto do país pensa... mexo-me muito e não gosto da monotonia nem do "deixa andar".

Tenho sonhos e muitos projectos profissionais que, ao poucos, vou tentando concretizar sem nunca pisar ou saltar por cima de ninguém... algo que a maior parte das pessoas não faz!

Com tristeza, percebo que um projecto que iniciei e do qual saí, mudou a sua orientação estratégica de tal forma que está parado... Fico triste mas não vou mexer uma palha sequer! Estou a falar do Igrejinha, um blogue que tinha como objectivo dar a conhecer a minha aldeia mas que se tornou num objecto de promoção profissional (nem sei porquê, é só um blogue!).

Engraçado mesmo é que este tipo de projecto que nunca ninguém deu nada por ele, quando começa a ter resultados efectivos, todos querem participar e dizer que fizeram...

terça-feira, junho 05, 2007

Ui...

Já a partir de Setembro, todos os estudantes que se inscreverem no 10º ano terão acesso a um computador e à ligação em banda larga, a um preço muito reduzido, em função do rendimento do respectivo agregado familiar. Com esta medida, nos próximos três anos, atingiremos 240 000 estudantes.

Todos os professores do Ensino Básico e Secundário terão acesso a um computador portátil, com um pagamento inicial de 150 euros. Estes professores terão também acesso à Internet em banda larga, com uma mensalidade que o Estado garante que será 5 euros inferior aos preços praticados no mercado.

retirado daqui


Achei estranho! Muito estranho!
E quando a esmola é grande demais, o pobre desconfia!

o meu destino?

Sei que Gedeão tinha razão quando afirmava que o sonho comanda a vida e que o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança.
Eu sei! No entanto, às vezes tenho a sensação que a criança é hiperactiva... não pára e anda a fazer-nos saltitar de tal forma que tudo anda às voltas, ou de pernas para o ar... É assim que me sinto hoje! Furiosa com aquela criança que pega nos meus sonhos e os mistura de tal forma que já não sei se me apetece sonhar mais... que pega nos meus sonhos e os rasga com energia e obstinação... que pega nos meus sonhos e não mos devolve uma e outra vez...

Criança malandra que não me quer a sonhar!!


Mas algo me diz que serei mais teimosia que esta criança...

domingo, junho 03, 2007

Titular?

Na passada sexta-feira, começou o concurso para professor titular.

Quando se começou a falar no assunto dos titulares, ouvi alguns professores mais velhos revoltarem-se contra o assunto, reclamarem contra as duas categorias de professores... no entanto, uma dessas pessoas correu para o placard assim que foram afixadas as informções sobre o assunto.

Não sei muito bem o porquê mas fará algum sentido ter desdenhado ?
Não será falta de coerência?

Dir-me-ão que não porque quem já está no topo de carreira, dá agora o passo final para ficar de facto no topo... Pois...