Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, junho 10, 2008

10 de Junho - Dia de Portugal

Num dia em que o Presidente da República pediu ao país para sermos mais exigentes e rigorosos, eu sinto vergonha por ser professora... eu sinto-me envergonhada por pertencer a esta classe que pauta o seu trabalho pelo facilitismo e pela passagem quase administrativa dos alunos.

Nunca uma aldeia, uma vila ou uma cidade se poderá desenvolver se não der atenção à Educação dos seus habitantes... e só se dá essa atenção se se exigir, se se for rigoroso e sério, se nos preocuparmos com os outros e com o seu futuro, de forma muito sério e verdadeira!

Desde ontem que me sinto envergonhada por ser professora!

2 comentários:

IC disse...

Não, Ana, não te sintas envergonhada. Esta é uma fase de vergonhosa pressão sobre os professores, e quem faz essa pressão (e quem anda a ceder abrindo mão dos critérios correctos) é que virá a sentir vergonha, porque esta fase vai passar quando os resultados forem visíveis aos olhos de todos.
Que posso deixar para te encorajar? De momento só me ocorre o poema que já conheces concerteza, mas deixo-o:
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis." - B. Brecht
Um abraço

saltapocinhas disse...

eu não sou facilitista, mas este ano vou passar um aluno que não sabem rigorosamente NADA, nem uma letra do tamanho de um camião.

e sabes porquê?
porque estou FARTA de ter alunos com 13, 14 e 15 anos que só aparecem na escola de vez em quando (graças a deus!!!!) para perturbar e incomodar quem lá anda a trabalhar.
por isso, depois de muitos anos no 2º ano vai passar para o 3º e só tenho pena de não ter meios de o passar directamente para o 5º!!