Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sexta-feira, junho 06, 2008

PNEE em Évora

Ontem foi um dia especial.

Com a turma de 12ºano, e com um projecto sobre o Medronho, fruto típico desta região, integrámos o Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo. Trabalhámos a sério, investigámos, fizémos, realizámos, inveestimos. Fomos a Évora, disputar a presença no Seminário Nacional, representando o Alentejo.

E com uma turma que pensa, que critica, que investiga, que conhece, que sabe, que fala, que se preparou para uma apresentação séria, que foi carregada de coisas para uma bancada de exposição bem demonstrativa do que fizemos, perdemos. Perdemos mas perdemos injustamente! Quem ganhou apresentou com tudo bem escritinho pelo professor, só faltava lá estar escrito "agora respira"; quem ganhou, à pergunta "O que significou este projecto para a tua vida?" respondeu "Sim, vou passar à professora".

Para mim, os projectos devem ser feitos pelos alunos e não pelos professores. Tenho pena que nem todos os professores pensem assim... que falsifiquem trabalho. Sim, não querem fazer má figura.
Claro, eu também não queria.
Mas os meus alunos tiveram que se esfalfar e fazer a figura sozinhos, esperava que fizessem boa figura mas queria sobretudo que fizessem o melhor que podiam.
Sabiam o que deviam fazer e sabiam o que eu esperava deles, no entanto nunca me passou pela cabeça fazer-lhes as coisas, a papinha toda, para eles brilharem... Estudar implica esforço!! E os meus alunos sabem-no.

Fiquei muito triste. Os meus alunos ficaram muito mais.

2 comentários:

Pedro disse...

Muito bem. O trabalho é para ser realizado pelso alunos. Parabéns a eles e à professora. A registar...

IC disse...

Ana, os teus alunos agora podem ter ficado tristes, mas se lhes ensinas que o estudo - e a vida - implica esforço, um dia (e em breve) eles te recordarão e ficarão contentes por terem tido professores que lhes ensinaram isso. Acredita.
Beijinho