Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, março 15, 2005

Chorei...

Impressionante!!
O ano lectivo passado foi o que mais me impressionou, emocionalmente falando (mal ou bem , não interessa!)... Fiquei mais presa aos alunos, gostei mais deles, do feitio, da forma de ser... Lembro a responsabilidade e amor da Nídia, a força interior da Joana, o descanso do Luís, o empenho da Litah, as mentiras da Susana, o "silêncio" do Tonico, os caracóis do Guinho,...
Pensava eu!
Pensava eu, porque este ano está a ser fantástico!
As minhas meninas do 7ºano ofereceram-me flores!

Porquê? Resposta delas: porque a professora 'ta sempre a ralhar com a gente... :)
A Ana é uma menina de 12 anos de nariz empinado, mandona, líder, refilona, ... que torce o nariz a tudo! A qualquer actividade que façamos, ela faz HUM! e volta a cara. E estou sempre a chamar-lhe a atenção para a falta de educação que isso representa... E ela é só um exemplo da turma. Pois bem! Apesar de tudo, ofereceram-me flores!
Por outro lado, os meus meninos de 11ºano são extraordinários! O Renato é um amor de pessoa... Um adulto em miniatura, empenhado, esforçado, um sentido de responsabilidade fora-de-série... A Raquel é uma "tia", querida, muito simpatica e preocupada com todos... O Tiago, sereno e empenhado, sorri com as façanhas do Gabriel, apesar do seu descanso diário... E o Gabriel (o louro) que me fez aumentar a escala para 25 valores, só para que ele conseguisse ser melhor que o Tiago...
Obrigada aos meus alunos, a todos eles!! Por tudo! Pelos momentos maus mas sobretudo, pelos momentos bons! Ao entrar na sala, esqueço que fiz uma viagem de hora e meia, que me deixei dormir a conduzir, que vou zangada com o marido, que não consigo engravidar,... esqueço tudo! E sou deles!

A todos os meus alunos, em todas as escolas por onde passei... Obrigada!!
Apesar de alguns acharem que é mentira esta paixão... esta disponibilidade... esta vontade de dar...
Sou assim... Quem não gostar, azar!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Confesso que fiquei comovido com o que li.
Só na instrução primária tive professoras,a primeira foi a D. Mariana Calhau, que era a professora mais bonita do mundo.
Passados mais de trinta anos voltei a encontrála, já Gov. Civil de Évora.
Ao ler o seu post voltei a recordar a minha primeira professora. Obrigado.
Talhinhas