Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sábado, junho 23, 2007

Exame de Biologia e Geologia

Aos poucos, ao tempo vai passando e olha-se para trás e tem-se a sensação de dever cumprido. Se foi ou não bem feito esse dever, isso é uma história diferente.

Tudo isto vem a propósito dos Exames Nacionais de Biologia e Geologia e dos meus alunos que foram fazer o exame.

Confesso que tinha receio que, no Exame, saíssem algumas daquelas preciosidades minúsculas que a gente não liga nada... apesar de ter lido o programa oficial de fio a pavio...
Sei lá! Às vezes temos surpresas destas! Já aconteceu antes!

No entanto, tudo correu de acordo com o previsto... Pelo menos, aos meus alunos correu bem! Fico feliz... e fiquei feliz quando eles saíram e disseram que fizeram tudo e que tinha corrido bem... Será que vou ficar feliz quando saírem os resultados? Espero honestamente que sim!

8 comentários:

(Pa)Ciência disse...

Ao que parece este ano os exames vão correr bem a toda a gente (pelo menos a toda a gente que estuda!). Afinal andamos a trabalhar para o tal "sucesso"...
Beijocas ;)

Anónimo disse...

A sensação de dever cumprido é realmente gratificante quando sabemos que afinal estamos a contribuir para alguma coisa, no entanto, hoje e pelos tempos vindouros, essa gratificação será cada vez mais um pequeno luxo para os teimosos e para aqueles que ainda sonham que a profissão de "professor" é bem vista.

Os valores inverteram-se, antigamente os professores eram aqueles que ensinavam e aconselhavam, guiavam os alunos e muitas vezes os seus pais em caminhos que eles nao conheciam ou nao tinham hipótese de conhecer. Hoje, são os professores os responsáveis pelo insucesso escolar, pelas famílias destroçadas e pela má educação da sociedade.

A sensação de dever cumprido hoje, tal como o sistema pede, é apenas de dar e fornecer uma pauta recheada de sucessos para alimentar a estatística. Os alunos estão-se nas tintas para as notas ou para saber e conhecer alguma coisa, querem é conhecer as novas musicas das bandas baratas das novelas comerciais, brincar e dar o dinheiro dos pais aos fornecedores de telemóveis e iniciar a sua sexualidade cada vez mais cedo em vez de brincar com os carrinhos e bonecas.
Se alguém desse valor ao que um professor ainda tenta fazer seriam estas crianças, que, com o passar dos tempos, estão cada vez mais integradas num sistema de incompetência e superficialidade.

Os exames deste ano vão realmente mostrar que o novo sistema e reforma educativa deu os seus frutos, que os professores estão agora sob a boa asa de um ministério competente que até conseguiu domar as "bestas" dos professores que só gozavam de boas férias e recheados ordenados. Os exames, que visam avaliar os conhecimentos dos alunos, são basicamente oferecidos a qualquer um que pelo menos tenha ouvido falar por alto de alguma coisa, tenha visto uns filmes ou navegue na internet, então se for um aluno que até pegue num livro de vez em quando, terá certamente uma nota louvável. Assim, teremos uma taxa de sucesso muito superior, acrescida de uma responsabilização da reforma, que só mostrou o quanto está correcta e funciona.

Mas mesmo assim, mesmo sendo tudo uma grande farsa, mesmo sendo apenas sistemas para manipular quem trabalha e se esforça, mesmo sendo uma maneira de castrar mais uma vez alguém que ainda tenha as veleidades de se pronunciar, é bom saber que há quem se orgulhe de ser professor. Pelo menos é uma vitória para uma das classes mais importantes e indispensáveis de qualquer sociedade.



Nee-Chee

caditonuno disse...

vamos é ver realmente se os resultados compensam o investimento nos alunos.

Anónimo disse...

Realmentge os exames de biologia e gelogia são sempre tão esquisitos...parece que não envolvem a matéria leccionada...
Enfim..

bjnho

Anónimo disse...

Dúvido!
Os meus também... Mas parece-me mais inconsciência do que outra coisa.
Já corrigi 40 provas e a miséria é mais que muita.
Para mim os exames de Bio-Geo continuam ingratos principalmente para quem estuda:(
Um abraço

Anónimo disse...

Depois dos resultados, que sairam no dia 6, a miseria foi mais do que muita...
Bjx

Anónimo disse...

Pois a minha filha conseguiu tirar 18 valores no exame de Biologia, contrariando o Sr Prof, que continua a insistir que ela não é aluna de 18 e só lhe deu 17.
Pois não, foi só a melhor nota da turma e até da escola!

Anónimo disse...

hmm parabéns pela sua filha, porque um 18 nesta desgraça é como um 20!


Ainda quero entender como é que apesar destas desgraças a nível nacional a estrutura absurda dos exames de biologia e geologia continua!!! Será que ainda não atingiram que os alunos não estão preparados e nem foram preparados para este tipo de exame!
É para não falar que o mais absurdo disto tudo é que os alunos que se esforçaram e que realmente estudaram acabam sempre por não serem compensados! Como é que pode? Eu conheço casos como um aluno que não estudou nada e tive 17 no exame e outro aluno mais competente e que realmente estudou e compreendia a matéria acabou por ter um 15! E não é só este caso, há vários como este!! Como pode?? Ainda quero entender este sistema...
Beijinhos