Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Um Professor no 2ºCiclo (III)

Como sempre ao almoço, o assunto de uma mesa cheia de professores é sempre Escola e alunos.

Obviamente que desde ontem que a conversa gira em torno da nova medida do ME.

Sendo professora de 3ºciclo e Secundário, a curto prazo esta medida não me afecta, mas a longo prazo afectará, de certeza. Além disso, estou solidária com os colegas de 2ºciclo, que podem vir a ter o seu emprego em causa.

Outra coisa que me incomoda é o facto de se infantilizar cada vez mais as crianças. Luta-se pela autonomia nos métodos de estudo, no entanto protege-se a rapaziada quando se pensa num só professor no 2ºciclo.

Há fossos do 2º para o 3ºciclo e deste para o Secundário.
Chama-se a isso Evolução... Patamares Educativos...

Queremos que os alunos continuem miúdos pequenos, irresponsáveis e infantis com 12/13 anos??
Nunca nos podemos esquecer que grande parte das experiências sexuais, de bullying e de consumo de "coisas estranhas" acontece a partir desta idade... Então se possuem capacidades para experimentar coisas novas "deste género", também conseguem aguentar o trauma de ter vários professores (digo eu!).

Devo acrescentar que eu e outros milhares passámos por este "trauma" e ultrapassámo-lo sem grandes amolgadelas... :D

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ana

Sabes adoro a luta aberta e correcta, continuas a ver um conjunto por uma unidade. Continuas a classificar uma classe, pelo teu comportamento.
Espero não te magoares, pois se não queres ver a incompetência de muitos misturada com a capacidade de poucos, mal andam as coisas.
Ontem vi no um contra todas da RTPI um medico anestesista desconhecer a celebre frase de Frei Luís de Sousa, Romeiro quem és.
Em fim e medico, nada a ver com a literatura portuguesa

maria-joão disse...

O ideal mesmo seria 1 só professor desde o 1º ciclo até a Universidade, não? Assim é que as amolgadelas... enfim.