Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quarta-feira, maio 30, 2007

Nova descoberta

É com este sorriso que a @Memorex nos recebe e nos dá a conhecer as venturas e desventuras de uma pessoa cujo desejo maior é obter um implante de cóclea, não é o EuroMilhões ou a Lotaria ou o que dá hoje na novela mas sim algo que lhe dará uma vida nova.

Abrir horizontes e conhecer outro mundo aqui, nas Tentações da Minha Surdez:


http://implantecoclear-incertezas.blogspot.com/

Greve Geral

Fiz greve,... pelo tratamento abaixo de cão que os professores andam a ter, pelo dinheiro que vou perder na reformulação da carreira, por trabalhar e não ser reconhecida, pelas injustiças que este Governo anda a cometer, pelas gaffes estratégicas dos ministros, pela lista de grevistas (que afinal foi proibida)...


Mas o que era suposto ser uma Greve Geral, ficou-se pelos 13%, a desculpa foi a do costume: perde-se muito dinheiro e não serve de nada!
Pois é, o Portugal de hoje, aquele em que os trabalhadores ainda têm alguns direitos só existe porque muita gente fez greve, porque muita gente lutou pelos direitos das gerações do futuro... Os tempos mudam e eu entendo que o mundo mude, que as políticas de trabalho e de ensino tenham que mudar, no entanto deveria haver respeito pelo ser humano, pelas vidas que se destroem, pela existência dos "muito ricos"...

Já agora, não vale a pena recorrer para o Tribunal Administrativo... é que mesmo que o Tribunal dê razão, a greve já foi feita!!

segunda-feira, maio 28, 2007

E vai mais um...

Se há coisa que a vida já me ensinou é que às vezes é díficil viver... mas as coisas correm bem enquanto nós fizermos o que a nossa consciência nos ditar... seguindo sempre o nosso caminho, orientado pelos nossos príncipios.

Ao mesmo tempo recebe-se o que a vida nos dá com um sorriso porque ela ensina-nos a viver melhor... tudo serve para nos educar, para nos fazer crescer... e ser fortes, enfrentando todas as dificuldades.

Na sequência disto, por acção de outra pessoa, fui obrigada a engolir o orgulho como se de um sapo fosse... Até acho que o sapo seria mais fácil de engolir! Sobretudo porque havia um acordo verbal que era importante respeitar e foi quebrado. E nesse momento, toda a educação que os meus pais me deram caía por terra porque a minha vontade era começar a ser violenta. O que me vale é que aos poucos vou controlando a minha impulsividade!!

No entanto, este sapo custa a passar... custa e custa muito... e não me vou esquecer de que o engoli...

sexta-feira, maio 25, 2007

Tanto trabalho!

Uma das coisas que sempre me intrigou está relacionada com a necessidade que as pessoas têm de dizer que trabalham muito.

Na minha escola, há uma colega que passa a vida a queixar-se do trabalho que têm, insinuando que os outros não fazem nada.

Ninguém me tira a certeza do esforço que faz, no entanto cobrar trabalho aos outros usando aquele argumento não é viável, não faz sentido... e como consequência alguém, um dia destes, lhe dirá algo que não gosta. Mais grave ainda, por já ter falhado comigo alguns compromissos, quase, quase que sou levada a pensar que o "trabalho que tem" é usado como desculpa para fazer algo mal, ou não fazer de todo!!

Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros. [Oscar Wilde]

quinta-feira, maio 24, 2007

Madeleine McCann


Sei que vou parecer fria, sei que vou parecer insensível... mas já estou farta do "caso Maddie"!!

É óbvio que é um caso que envolve uma criança, é obvio que os pais estão a sofrer... não ponho nada disso em causa, no entanto até parece que este caso é o único nos dois países envolvidos, Portugal e Inglaterra. De certeza que não é... A única diferença é envolver um cidadão estrangeiro em Portugal, uma criança de um país potência-mundial num país terceiro-mundista. Por isso mesmo, a Polícia e os media ingleses criticaram tudo o que havia para criticar mas esquecem-se de todos os casos de desaparecidos ingleses no seu próprio país que ainda não apareceram.


Ninguém ouviu falar tanto do Rui Pedro como de Maddie; os media portugueses não deram tanta atenção ao Rui Pedro como a Maddie...

Além disso, o Algarve é "rico" em gente estranha com apetites estranhos e "rico" em gente muito normal com apetites ainda mais estranhos que no primeiro caso.


domingo, maio 20, 2007

Ouvi um rumor e fui investigar.

Fiquei pasmada!!

O Governo quer "criar uma base de dados que contabiliza os funcionários públicos que adiram a uma greve".

Que bonito!!

A próxima medida deve ser pôr a funcionar mais umas quantas prisões...
Parece que vão começar novamente as listagens de nomes e respectiva prisão política para aqueles que discordarem...

Eu quero uma cela virada pró mar... pode ser? :D

sábado, maio 19, 2007

Fui a Mértola

Ontem fui a Mértola, ao Festival Islâmico.

Confesso que, da terra em geral e da escola em particular, não tenho boas memórias. Representam uma fase péssima na vida desta professora... mas foi uma opção como tantas outras que tomei.

Talvez não desse valor ao que tenho agora se não tivesse passado por lá, se não tivesse enfrentado tantos obstáculos e se não tivesse constatado que podia haver tanta mesquice e inveja num só local.

Não obstante, fiquei contente por alguns alunos ainda se lembrarem de mim... por se terem dirigido a mim e cumprimentarem com um sorriso.

Parece pouco e simples, eu sei... mas sabendo tudo o que aconteceu e o que eles apanharam por tabela, tenho que os elogiar pela coragem...

O que aconteceu, perguntam vocês?

Só isto: uma colega ameaçou os alunos que se falassem ou comentassem a professora do ano passado (eu!), chumbariam na disciplina de Biologia de 12ºano.

Bonito, não foi?!!!

quinta-feira, maio 17, 2007

Na minha terra...


Na minha terra, hoje é feriado... Quinta-feira da Ascensão.

Há uma comemoração na Barragem do Divor na qual todo o concelho se junta em convivio.

Vai-se ao campo apanhar a espiga.

Cada raminho simboliza:
A espiga: para que o pão não falte durante o ano
O ramo de oliveira: haja saúde com azeite
A papoila: haja alegria e amor
O malmequer branco: prata
O malmequer amarelo: ouro

Manter o ramo em casa até ao próximo ano dia da Ascensão é importante. Dá sorte!

terça-feira, maio 15, 2007

Uma aulita...

Bem disposta e sorridente, passei uma aula de 11ºano de Biologia e Geologia sem nada fazer, respeitando a vontade dos alunos.
Foram eles a organizar o seu trabalho sem muita intervenção da professora. O objectivo, do conhecimento deles logo desde o início da aula, era aproveitar e rentabilizar o tempo de aula para a realização de um trabalho de grupo.
Já tinham feito pesquisa na Internet e em livros, na biblioteca da escola, ja tinham estruturado o trabalho... a aula, seria, assim, para fazer o trabalho "aproveitando a professora"!!
Sem nada dizer... sem resmungar... sem exigir nada... limitei-me a dizer que NÃO ACEITO TRABALHOS APÓS A DATA EXIGIDA. No entanto, tenho a certeza que os mesmos meninos que nada fizeram, serão os mesmos que não terão o trabalho pronto a tempo!!
Não serão os meus meninos fruto de uma educação baseada no "deixa andar"??

segunda-feira, maio 07, 2007

Mundo às Avessas!

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Achei esta frase na net, num fórum de professores, mas aplica-se na perfeição ao que estou a sentir no momento.

Acabei de estar a discutir com a minha mana mais nova e sinto, cada vez mais, que não devo andar a falar a mesma língua da maior parte das pessoas. Muita gente me diz "Não estás a entender o que estou a dizer!" e uma mera conversa termina em discussões. Esta semana foi a terceira que tive!

Não estou a entender nada. :D
Até me ando a controlar e a pôr a minha impulsividade natural no sítio contudo parece que não é suficiente. Ando exigente com os colegas, quero que todos façam as coisas na perfeição, sei lá...

A única coisa que sei é que estou cansada de discutir por um motivo que pareço não entender!

terça-feira, maio 01, 2007

Thinking Blog

Decididamente isto não anda a correr assim muito bem ao resto do Mundo...

Primeiro a Silvia vem dizer-me que saímos no Diário de Notícias, depois a SaltaPocinhas acha que sou um thinking blogger e a seguir vem o Miguel, que eu até considero bastante pela pessoa séria que é, e acredita no mesmo. Chiça, o Mundo está virado do avesso!!

Agradeço aos dois mas não concordo, este cantinho é só um espaço de desabafos esporádicos sem grandes objectivos a não ser a partilha (e, claro, aliviar a alma!).

Fazer as minhas nomeações é complicado!

Escolho:
* o Miguel, que leio diariamente mas que quase nunca comento por achar que o nível de discussão está muito alto e eu nada acrescentaria de novo;

* o Pedro, por muitas vezes discordar dele mas percebendo o seu ponto de vista;

* a Prof. Teresa, por me ensinar montes de coisas, que vou experimentando a partir do blogue dela, sobre as TIC;

* o Zoltrix, pela coisas formidáveis que descubro no cantinho dele;

* o Antero, por tudo o que me rio à conta dos seus bonecos da nossa Sinistra;

* o Ivo, porque sim... :D


Biologia e realidade

Sempre considerei que cada um de nós deve ter sonhos e aspirar alcançá-los. No entanto, a minha vida sempre foi pautada por profundos pés na terra... Ou seja, sonho alto mas tenho noção da realidade. E tenho alunos que não têm essa percepção.

Ela é uma aluna de 8 valores a Biologia. Teve 5 nos dois últimos testes. Em conversa, perguntei-lhe se gostava de estudar, disse que não e confessou-me querer tirar Medicina e vir a ser Médica Legista (tipo CSI).

Perdoem-me a franqueza mas onde ficou a realidade desta menina?? O Mundo gira em torno dos desejos dela e ela não precisa fazer nada para os conseguir??

A única coisa que me saiu, evitando ser mal-educada, foi "Terás que estudar bastante e aplicares-te muito mais! Vai ser complicado!"... No entanto o que me apetecia dizer era "Hellooooooooooo... Em que Mundo andas, miúda?"

Estarei a exagerar??