Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

segunda-feira, novembro 12, 2007

Santa Paciência!

Já estou farta, contudo habituada, que toda a gente perceba de Educação à excepção dos professores. E este fim de semana descobri que até a minha família já sabe mais que eu... acrescento que nenhum dos elementos é professor!!

Contavam-me eles que abriu um "pólo" do Centro Novas Oportunidades (CNO) de Arraiolos lá na minha aldeia, quer para o Ensino Básico quer para o Ensino Secundário. O processo duraria no máximo 3 meses e toda a gente se podia inscrever. A minha humilde resposta centrou-se no facto de pertencer à equipa CNO da minha escola e de até saber umas coisas sobre o assunto (achava eu!!). Respondi que, para o Secundário, é preciso ter 3 anos de descontos para a Segurança Social e nunca, mas nunca, seria feito o processo em 3 meses. Que fui eu dizer??! Claro que o processo era feito em 3 meses... que sabia eu?
Deixei a conversa como estava, não tinha vontade de discutir... Aliás, eu sou professora. Que sei eu destas coisas, certo?


(Já agora, de acordo com o referencial do Ensino Secundário, 500 horas de processo é a duração mínima prevista. Supondo que cada formando desenvolve o processo durante o período LABORAL das 9h às 17h, no fim dos 3 meses tem 420 horas de formação.)

5 comentários:

Barão da Tróia II disse...

O pior é que isso é tudo verdade, valha-nos são Jeremias. Boa semana

caditonuno disse...

realmente, o que sabes tu? lol

eu nao posso pronunciar-me que nao sei nada disso.

Pedro de Sousa disse...

Ora ora

Em que país vives tu? Em Portugal tudo se resolve com uma boa lei... se a lei disser que sao tres meses, sao tres meses... mesmo que se saiba que "ha atrasos" e que "pode demorar tres anos"! mas a lei é que conta...

(benvinda aos infernos, minha amiga)

Beijinho

tsiwari disse...

ri-me, mesmo, a ler este post... ;)

Adkalendas disse...

Mas afinal o que sabem os professores? Os alunos sabem mais do que eles. Senão veja-se: os professores tiveram que estudar e trabalhar muito para tirarem as suas licenciaturas, continuam a ter que estudar, estudar, todos os dias.
Ora, os alunos podem "passar" sem estudar, sem trabalhar, sem esforço, brincando sempre, gozando, etc. tudo sem esforço e sem problemas. É claro que sabem mais que os professores! Nasceram inteligentes, e já sabedores de tudo.
Quanto aos professores, são burros, pronto!
Ai as minhas orelhas...