Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, julho 05, 2005

Lembro uma turma...

... da qual fui Directora de Turma.
Muito críticos, com espírito científico apurado e sentido de justiça... tinham a noção dos seus direitos e deveres... muito irrequietos!
O Luís sentava-se nas aulas, sem material nenhum... No princípio, chamava-lhe a atenção para o facto até que a Joana, muito reinvidicativa e com personalidade forte, me disse a seguinte frase que nunca mais vou esquecer: "Prof., nós estamos no Ensino Secundário e como tal já temos a noção da nossa autonomia e responsabilidade. Como tal, se o meu colega não quiser trazer material, ele é que sabe, uma vez que ele é o responsável pela sua própria aprendizagem..."
E pronto! Quem fala assim, não é gago!
Lembro a responsabilidade e amor da Nídia. Toda a gente a ouvia quando ela falava. E se ela reinvidicava, alguma coisa ia mesmo mal...
O "cientista" Hugo... constantemente na Lua. Um dia, chegou à aula com um livro sobre a Teoria da Relatividade... Queria tanto ouvir falar dele daqui a uns anos... famoso... a trabalhar na Agência Espacial Europeia!
Perdoem-me todos os outros por não os referir!

Gostava muito de voltar a estar com eles como antes... mas isso não vai acontecer!

Alguns colegas acham que é mentira ou parvoíce esta minha paixão pelos alunos... esta disponibilidade... esta vontade de dar... e que lhes facilito a vida já que gosto deles...
Não podia ser mais mentira! Quanto mais gosto deles mais exigente sou...

No entanto, alguns colegas têm dor de cotovelo... pelo trabalho que faço, pelo empenho que demonstro, pela dedicação... A eles, só tenho a dizer: Obrigada por me darem ainda mais força!

Sou assim... Quem não gostar, azar!

Sem comentários: