Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sexta-feira, março 31, 2006

Casamento é...

... manter o sangue frio quando tudo o que nos rodeia o faz ferver!!

By Amigo Luís

quinta-feira, março 30, 2006

E venham mais...


Estou muito bem-disposta e não me consigo entender...

A nível pessoal recebi duas notícias que me deixaram de rastos e estou a fazer avaliações não muito agradáveis...

No entanto, sobrevivo! E o sorriso mantém-se...


P.S.- Parabéns pelo novo rebento, Susanita!

terça-feira, março 28, 2006

Última semana de aulas

Considerando o jogo Benfica-Barcelona que fui forçada a ver por imperativos maritais e que estava a apoiar no fundo (mas no fundo mesmo!) do meu íntimo, devo dizer que, como Sportinguista, fiquei contente com o resultado. Não perdeu o Benfica, logo os espanhóis não nos comeram as papas na cabeça... mas também não ganhou, o que me satisfez.


De alma reestabelecida pelo meu Alentejo, de que deixo aqui um apontamento, vou voltar ao trabalhinho... umas correcçõeszitas de testes e de trabalhos, um pensamento rápido em avaliações.

O ambiente das classificações parece-me com melhor aspecto que no primeiro período e comprovei que os planos de recuperação até funcionam desde que devidamente organizados...
Mas sobre isto fala-se depois.
Bom trabalho!

sábado, março 25, 2006

Recarregar baterias...

Ao fim de três semanas, preciso...
Vou carregar as baterias para começar a pensar em avaliações.
É sempre um stress tentar ser o mais justa possível ultrapassando, por vezes, a "frieza gelada" dos números.

Que sítio melhor para recarregar??

O Alentejo, claro! O MEU Alentejo...


quarta-feira, março 22, 2006

Os homens das obras

Impressionante como a escola é, de facto, um espelho da nossa sociedade... Principalmente da parte negativa desta Sociedade.

Estava eu no 3ºpiso dando uma aula de Apoio quando, à espera de uma resposta, olhei distraidamente para a janela. Lá em baixo estavam três meninas, voltadas para a zona das obras que existe na escola. Aproximei para ver mesmo o que se passava. As meninas estavam a meter-se com os homens das obras e os "senhores" pararam o trabalho para estarem falando com elas.
Assim que me apercebi quem eras as meninas e que a "menina-líder" era minha aluna, abri a janela e gritei para baixo para que elas se fossem embora. E foram!
TRETA!! É óbvio que não foram, esconderam-se para que eu não as visse.

A aula acabou e desci. Mas em vez de seguir para o bloco da sala de professores, resolvi ir ao sítio onde as meninas estavam. E encontro-as.

Primeira reacção: Escancaram os olhos.
Segunda reacção: Baixaram os olhos.
Argumento usado: susto através da conversa de pedofilia.


E esta prof., que não é de escandâlos nem de gritos, começou a gesticular e a gritar com as meninas... Estava fora de mim! Gritei, espalhafatei, mandei-as para casa... no entanto, à medida que ia andando para a saída com elas, fui-lhes dando nas orelhas... e perguntei os nomes às que não conhecia.

Há uns tempos, ignoraria as meninas e não lhes diria nada... Era a vida delas! Hoje percebi o quanto a integridade física dos alunos é importante para mim... Mas fiquei triste com as atitudes delas e desiludida (que palavra tão suave!) com aqueles Senhores com idades superiores a 40 anos. Fiquei, sobretudo, furiosa por estas meninas serem as mesmas que se queixam que a escola não serve para nada e que olham para os professores com um esgar de desprezo quando muitas vezes as tentamos proteger das porcarias que existem lá fora!!
Às vezes não adianta preocuparmo-nos com quem se gosta de meter na boca do lobo!

terça-feira, março 21, 2006

segunda-feira, março 20, 2006

Perfeito!


Por sugestão da Miazinha, visitei este teste de Einstein...
É um pouco complicado mas consegui!
Perfeito para distrair a cabeça das asneiras que ando a ler nos testes....


sábado, março 18, 2006

Corrigindo testes...

Nesta altura, eu e mais uns quantos milhares de professores andamos às voltas com a correcção de coisas, sejam testes, trabalhos de pesquisa, trabalhos de casa, ou outra coisa qualquer...
E é nesta altura que, perante asneiras brutais, eu grito que nunca mais vou pedir trabalhos... ou fazer testes grandes com perguntas de desenvolvimento...
Tenho andado a ler o Eduquês, recomendado pelo Miguel Pinto, e, retirando a teorização barata e a falta de visitas às salas de aula reais, tenho que dizer que concordo com ele em muitos aspectos até agora (não li o livro todo, ainda), no entanto, há um que de facto me chama a atenção. O Nuno Crato clama muitas vezes pela cultura geral dos professores, dos governantes e dos miúdos...
E neste último teste, questiono sobre a estrutura do coração, a diferença entre veias e artérias, a importância de oxigenar o sangue, temas que deveriam ser de cultura geral, na minha opinião.
Estarei errada?

sexta-feira, março 17, 2006

Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso,
em serenos sobressaltos
como estes pinheiros altos
que em verde e ouro se agitam
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma.
É fermento,
bichinho alacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança.
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar.
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança.

António Gedeão

'Tou feliz...

Sinto-me uma menina a quem deram um brinquedo novo!

Depois de algum esforço e de muita invenção e improviso, conseguimos que o ME aprovasse o nosso Projecto, e os cofres da Escola encheram-se com um dinheirinho a mais... claro que é para utilizar no Projecto, mas acima de tudo vamos conseguir melhorar o nosso Laboratório.

Em conjunto com esta novidade, A Chefe deu-me um voto de confiança e uma novidade que me encheu as medidas...

Hoje sou só SORRISOS SORRISOS SORRISOS...

Nem quero saber da nossa Milú e das novidades dela que estragam qualquer Alegria!!!

terça-feira, março 14, 2006

Sou uma coruja...

Você é uma sábia coruja! A coruja é uma ave noturna, símbolo do conhecimento racional. Você é uma pessoa que gosta de estudar e fazer uma reflexão sobre todos os aspectos de sua vida. Seu dia a dia é bastante regrado. Ai, se alguma coisa estiver fora do lugar ou, dando errado. A coruja não gosta de arriscar e investe apenas naquilo que é certo para ela. Aqui vai uma dica: se você mergulhar no seu interior, descobrirá que tem grande percepção do oculto.

Recebi por mail este endereço e descobri Que animal sou?

segunda-feira, março 13, 2006

Só novidades...

A nossa Ministra, a Milú, como lhe chama a Isabel, tem sido, nesta sua deambulação pelo Ministério, prodigiosa em novidades do arco da velha... Senão vejamos:

» horários alargados para benefício das famílias (mas esquecem-se que os professores também têm família e que estar a "babysittar" os filhos dos outros retira tempo aos seus próprios filhos)

» aulas de substituição no secundário (a não ser que este grau de ensino se torne obrigatório, estas aulas não fazem qualquer sentido nem se coadunam com os objectivos de autonomia e responsabilidade deste ciclo; mas obviamente, assim, "os meninos ficam guardados" mais tempo!)

» concurso de professores (a estabilidade docente é algo muito importante mas não pode ser coerciva e afastar os professores das respectivas famílias por 3 anos não me parece a solução; além disso, sem que haja a avaliação dos docentes, três anos é muito tempo!!)

E a mais recente novidade:

» provas nacionais de admissão ao ensino (não entendo o porquê de criar uma prova de admissão ao ensino numa altura em que já poucas pessoas iniciam a sua carreira; faria sentido, sim, que os professores que já estão no activo, seja em quadro ou em contrato, fossem avaliados a nível científico e a nível prático - mesmo que eu fique de fora e vá trabalhar para o hipermercado)

domingo, março 12, 2006

Dormi...

Depois de uma semana terrível, a ser uma zombie, hoje tirei a barriga das misérias como se diz na minha terra... e dormi...
Dormi mais de 12 horas...

terça-feira, março 07, 2006

Porquê?







Por ser Mulher...







Por querer ser Mãe...









Mas sobretudo por adorar crianças...




Detesto estas notícias: em Alcobaça... em Sintra...

domingo, março 05, 2006

A. e o novo concurso de docentes

Na sequência deste post, venho contar-vos a história do A. e explicar porque motivo ele não gosta deste novo modelo de concurso de docentes:

A. é professor há 8 ou 9 anos apesar de já ter mais de 40 de idade...
Não tem muito interesse pela vida e portanto, os alunos também não é um tema que ele aprecie muito. Mas é professor! Ou melhor, dá aulas!

Até agora, pelas escolas por onde passou, nunca cumpriu programas das disciplinas (nem quando se tratava de 12ºano), distribui óptimas classificações, mas deixou amargos de boca aos professores que vieram a seguir...

Tive o "prazer" de o encontrar em duas escolas e de partilhar com ele a docência das mesmas disciplinas. Conheço-o bem. E já fui rotulada de péssima professora porque dava muitas negativas e ele não.

Ao A. interessa saltitar de escola em escola para que não tenha problemas de maior nem os pais se revoltem...

Estar 3 anos na mesma escola é para o A. (e para muito mais gente como ele) porque terá que melhorar a sua performance ou terá graves ou gravíssimos problemas...
Estar 3 anos com o A. como professor é sinónimo de pouca aprendizagem, pouco trabalho, boas notas... e 'tá-se bem!
ESQUECI-ME DE REFERIR O SEGUINTE: Ele anda sempre alcoolizado!

sábado, março 04, 2006

Educação Sexual

Por mais que me esforce, não consigo entender o que a maioria dos pais (e professores, sejamos sinceros!) têm contra a Educação Sexual nas escolas.
Mostro-me, aos meus alunos, sempre disponível para esclarecer e compartilhar o pouco que sei sobre o assunto, no entanto vejo que poucas pessoas o fazem... E fico triste quando ouço notícias como a de uma miúda de 15 anos numa escola do Baixo Alentejo que ficou grávida.
Segundo me foi contado, esta menina foi ensinada a esconder a sua sexualidade, aprisionada em casa, longe de tudo e todos numa ânsia de protecção por parte dos pais. Resultado: o primeiro namorado quis ensiná-la a fazer sexo oral... só que com o pénis na vagina!
A menina de 15 anos não sabia a diferença! E está grávida...

quinta-feira, março 02, 2006

Xenofobia não...

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.


António Gedeão "Lágrima de Preta"

A propósito da luta do jogador camaronês do Barcelona Samuel Eto'o contra o racismo...

quarta-feira, março 01, 2006

Estou de luto!

Com alguma tristeza o meu pc adoeceu... e desta vez acho que é morte definitiva!
Já tinha sido sujeito a duas cirurgias que lhe tinham refeito alguns circuitos... desta vez, a seguir a um puff e a um intenso cheiro a queimado depreendo que foi a fonte de alimentação que foi ao ar...
'Tadito!! Já estava velhinho (tinha 4 anos :D)!

Em V.R.Sto António foi assim...

Desfile Carnavalesco em Vila Real de Sto António que se repetiu em Monte Gordo

O rei do Carnaval... José Castelo Branco