Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, novembro 09, 2006

José Gil e os professores

Pequenos excertos do que José Gil diz sobre os professores:

«O que impressiona, nas intervenções mediáticas dos responsáveis do Ministério da Educação, é a ausência total de uma palavra de apreço e incentivo para com os professores. Quando ela vem, parece forçada, demasiado geral,(...)

Fica-se com a sensação de que o ME tem do professor a ideia de alguém que goza de privilégios imerecidos, que sobe «à balda» na carreira, que falta às aulas quanto pode, que se está nas tintas para o aluno, que se esquiva o mais possível ao trabalho e ao esforço. (...)

Neste momento constata-se que o clima das escolas (professores cansados, abatidos, deprimidos - dos que pertencem às «excepções») não contribui para a boa aplicação dos novos estatutos que aí vem. (...)

Quem, nesta reforma, pensa no tipo de trabalho, material e imaterial, que o professor fornece, para que a relação mestre-aluno, produza os efeitos esperados? Relação extrememente delicada, que não se reduz à transmissão de conhecimentos, mas que exige do professor um investimento múltiplo, emocional e intelectual, que provoca um desgaste psíquico e existencial extremo. (...)

Ele [o professor] não investe uma ou duas 'competências', investe na aula a sua existência inteira.»
Visão, 09.Nov.06, pág 170


* os negritos são meus
** Há alguém que tenha escrito um melhor argumentos de defesa dos professores perante a nossa Sociedade?

2 comentários:

olho_azul disse...

Felizmente ainda há pessoas que reconhecem o nosso valor.
Deixei um desafio para ti no meu cantinho;)

Velveteen disse...

Pq será q a maioria das pessoas n vêem isso? O q é um país sem a educação e sem os professores? Enfim, tristeza de país.....