Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, setembro 29, 2005

Hoje foi dia de substituição...

Pois é... Saiu-me na rifa!
Já tinha preparado e pensado algumas coisitas, incluindo o sudoku sugerido pelo Miguel.

Fui substituir um colega de Matemática numa turma de 8ºano da qual também sou professora (tive sorte!). Em conversa anterior com os alunos já tinha concluído acerca das dificuldades em Matemática mas sobretudo na preguiça que possuem em exercitar os neurónios. Assim sendo, decidi colocá-los a fazer a tabuada no quadro e passar tudo para o caderno.

Não tinha a noção disto mas havia rapaziada que não sabia que 2 x 8 é dezasseis!! E, em 22 alunos, só um percebeu que aquilo era de 2 em 2...

Passámos o tempo naquilo...

Saí da sala apontando mentalmente que teria que falar com o colega de Matemática sobre o que tinha feito e o que planeava fazer.

O que estou a planear??
Qualquer coisa dita anti-pedagógica... só saem da aula de Ciências depois de responder a uma conta da tabuada... (eu aprendi os verbos irregulares de Inglês assim e não morri!)

Efectivos...

O Mestre José Pacheco deixa, no Educare, um ponto de vista bem interessante sobre a maioria dos colegas efectivos e instalados de uma qualquer escola do país.
Obviamente que há excepções, e é com gosto que afirmo conhecer algumas, mas a grande maioria anseia pelas horas de redução... e nos tempos que correm, desesperam por ver no horário tantas horas a mais!

Comentário de uma colega de Francês, efectiva, com 10 horas lectivas, hoje, nas horas de substituições: Era só o que me faltava! Até parece que voltei ao início! E agora já tinha combinado a cabeleireira pra estas horas, não sei que faça! Ora, vou e pronto. Quem 'tá cá que se amanhe!!

quarta-feira, setembro 28, 2005

É quase Natal...


Não sei dizer nada em relação a outras escolas, mas em Almodôvar o pessoal já está de rastos...
Eu tenho a sensação que estamos quase no Natal!
Como explicar? Não sei.
No entanto, as substituições, os quatro níveis completamente novos e as viagens terão, certamente, alguma relação com o assunto.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Mais um bocadito de política...

Um presidente de Câmara está andando tranquilamente quando é tropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
- Bem-vindo ao Paraíso! - diz São Pedro - Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
- Não vejo problema, é só me deixar entrar - diz o antigo presidente.
- Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
- Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso - diz o ex-presidente.
- Desculpe, mas temos as nossas regras.
Assim, São Pedro acompanha-o até ao elevador e ele desce, desce, desce até ao Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar. Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e a porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
- E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna.
Ele pensa um minuto e responde: - Olha, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do ex-presidente .
- Não estou entendendo - gagueja o presidente - Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo de lixo e meus amigos arrasados!!!
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
- Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...

Um pouco de política...

Para minha tristeza, descobri este fim-de-semana que a corrida às Autárquicas na minha terra vai ser renhida.

Independentemente dos partidos, uma das candidatas é uma Fátima Felgueiras em miniatura.

E a estupidez é que a senhora é capaz de ganhar... e assim vence o engano, a prepotência e a má-língua sobre a capacidade de trabalho e a entrega do outro candidato.

Não tem a ver com partidos! Está relacionado com pessoas...

É pena!

quinta-feira, setembro 22, 2005

Já repararam...?

Na segunda-feira começaram a sentir-se nos Açores pequenos sismos, pequenas libertações de energia, que assustaram a população...
Coincidência ou não, ontem aterrou a Fátima Felgueiras, depois de umas longas férias no Brasil.
Sim, férias... porque se ela tivesse, de facto, fugido, provavelmente tinha ficado presa, certo?
Relacionado com isto ou não, na próxima semana começa a campanha eleitoral para as Autárquicas...
Talvez o mundo seja feito de coincidências mas algo me diz que isto não foram só coincidências...

Uma semana....


Depois dos primeiros dias de apresentação e de testes diagnósticos, sinto-me uma privilegiada... As turmas parecem óptimas, a rapaziada simpática e sem problemas de maior... pelo menos para já!
Ainda não sei o que vou fazer naquelas horas mas na minha escola decidiu-se que quem apresentasse projectos, ocuparia as horas neles...
Vou puxar pela imaginação!!

segunda-feira, setembro 19, 2005

Ainda as 35 horas semanais...

São 2.19 am. Acabei, neste momento, a elaboração de testes diagnósticos.
Estas horas são extraordinárias... deveriam ser pagas?

A pensar nisto, percebi que é muito mais proveitoso trabalhar em casa que na escola; não há cantinhos sossegados, não há recantos onde eu possa espalhar o meu material...

Amanhã vou saber para que vão servir as tais 4 horas a mais...

Se for babysitting, recuso logo!

domingo, setembro 18, 2005

Ele há coisas...

Tenho pena de ser um país tão... tão... assim!
Se há coisas às quais tenho aversão é a esta parvoíce... estas manifestações de pretensos machos que defendem os bons valores familiares sem nunca os terem respeitado!
Faz-me confusão!!!
Conheço dois casais em que a senhora do primeiro casal é irmã do senhor do segundo casal. Vivem lado a lado. Cada qual com dois filhos. O primeiro casal, dois rapazes, o segundo casal duas raparigas. Em altura de festarola, a família foi divertir-se...
Como machos que são, os dois homens foram beber um copo e, perante uma pequena plateia de outros machos, gabavam-se da quantidade de "gajas que já tinham comido"... e que andar com brinquinho era de maricas... que arranjar o cabelo e a roupa para sair não era de homem... Coisas destas!
Entretanto, voltaram a casa...
Quando as esposas regressaram, deparou-se-lhes um espectáculo! Os machões estavam em pleno acto sexual na cama de casal de um deles... tal como sempre tinha acontecido nos últimos 15 anos sem que tivessem alguma vez sido... interrompidos!!
Portanto, cada vez que ouço falar em machos a defender bons valores familiares e sociais e a invocar tudo e todos contra a homossexualidade, lembro esta história e estes 2 machões que conheço, independentemente de qual seja a minha opinão acerca do assunto!

Escola do Futuro

Ontem, o Telejornal da RTP foi apresentado a partir da Escola do Futuro, o Colégio Conciliar de Leiria.

A Portugal Telecom, em conjunto com o Sapo.pt, organizou o concurso "Aventura do Conhecimento" e o prémio foi equipar uma escola com tecnologia de Futuro...

Resultado:
* Há computadores individuais em cada sala;
* Há um quadro electrónico e não de ardósia negra;
* Há apontadores electrónicos e não giz;
* Há ficheiros e não papel;
* Há pais interessados;
* Há um corpo docente interessado e estável
* Há dinheiro...

Fiquei maravilhada!

Tenho aulas preparadas em powerpoint mas não há datashow para as projectar...
Tenho página acessível aos alunos com materiais mas eles não têm computadores com acesso à internet nem em casa nem na escola...
Tenho muitas ideias mas pouca forma de as cumprir num único ano...

E como eu... tenho a certeza que existem muitos professores que dariam tudo para ter condições de trabalho como aquelas e, sobretudo, ter pais tão interessados no percurso escolar dos filhos como aqueles!

Sei que o dinheiro não dá felicidade mas dá um jeitão!

(No entanto, nem tudo são rosas...)

sábado, setembro 17, 2005

MENSAGEM DA CRIANÇA

Dizes que sou o futuro.
- Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz.
- Não me induzas à guerra.
Dizes que sou a promessa do bem.
- Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos.
- Não me abandones às trevas.
Não espero somente o teu pão.
- Dá-me luz e entendimento.
Não desejo tão só a festa de teu carinho.
- Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos.
- Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples ornamento de teu caminho.
- Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade, a devoção e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo...
Corrige-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...
Ajuda-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

(Francisco Cândido Xavier)

recebida por mail

quinta-feira, setembro 15, 2005

Trabalhar 35 horas semanais...

"Porque não mudamos de agulha?? Vamos passar a exigir as 35 horas semanais... Assim a nossa sociedade não pode acusar os professores de trabalharem pouco... "Pois eles até se queixam! Querem trabahar 35 horas... só pode ser porque REALMENTE trabalham mais". Os pais deverão passar a perceber melhor o que se passa... Há muitos que realmente não se preocupam com o trabalho que fazem e quanto menos melhor. Mas desses há em todas as profissões!
O que quero é trabalhar 35 horas e não me preocupar mais com a escola. Porque, se a ideia for as 35 hormas MAIS não sei quanto fora de horas então que nos paguem para isso, pois não há dúvidas que os “gordos” vencimentos que nos pagam são para 35 horas.
Então vai ser o bom e o bonito:
“Tenham paciência, mas não trago os testes! É que os computadores estiveram toda a semana ocupados por outros colegas… Fiquei até à hora de sair a olhar para as moscas porque não tinha onde trabalhar (o portátil e MEU, é para actividades de lazer, a escola não mo ofereceu!). Depois fui passear com a família… estava fora das 35 horas… Vamos ver se para a semana temos mais sorte!”
Ou então:
“Ó Stora!!! Outra vez o mesmo CD??? Tenham lá paciência… mas já requisitei outros no ano passado (iguaizinhos a uns que comprei para me entreter enquanto brinco com os meus filhos depois das 35 horas)… ainda estou à espera… mas esta música é muito interessante, ora vamos lá abordá-la de uma outra forma, de certeza vocês vão gostar muito.” (é que os professores que não tiverem imaginação e uma atitude muito positiva, não são bons profissionais).
Ou ainda:
“Desculpem lá, mas vou ao cinema com a minha mulher! São 17h e não posso continuar nesta reunião!” (Claro que posso ser obrigado a isso… se pagarem as horas extraordinárias… ou um suplemento de isenção de horário!”)
Já agora… e a propalada necessidade de formação contínua, de actualização?? No meu tempo familiar?? NEM PENSAR!! Só nas desejadas 35 horas!!

EU QUERO UM HORÁRIO DE 35 HORAS!! E QUERO ORGANIZAR A MINHA VIDA PROFISSIONAL À VOLTA DESSAS 35 HORAS!!

Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada! Ou então… calem-se e não me falem mais nisso pois, com jeitinho, pego num cronómetro e passo a impor-me 35 horas, mesmo que não mo obriguem!! Não gozem comigo! A sério, mudemos de agulha, vamos pedir as 35 horas!

Já agora, gostava de ver um estudo comparativo, sério, entre diferentes carreiras de licenciados. Horários, remunerações, sistemas de saúde, etc… Também gostava REALMENTE de saber que raio de privilégios é que tenho! É que se me parece que a nossa carreira é uma aberração, com um topo decente mas uma metade inicial uma anedota, seria interessante saber e não só parecer…
E para acabar, porque será que uma profissão que dizem tão privilegiada também dizem que só tem aqueles que não encontram mais nada??? Gostava de perceber… mas sou professor, não chego lá!"

Descobri este texto no BloGotinha e subscrevo integralmente...

terça-feira, setembro 13, 2005

Primeiro dia de aulas...

Hoje foi o primeiro dia de aulas em algumas escolas... não o foi na maior parte!

A Sra Ministra foi ao Norte abrir o ano lectivo com muitas inovações que se deve ter lembrado enquanto tomava duche... Despacha coisas sem ouvir ninguém e só ordenando...


Maria de Lurdes Rodrigues disse que, apesar de "certas inércias e forças conservadoras", o Governo está determinado em cumprir o seu objectivo de melhorar as condições de ensino e de aprendizagem, ultrapassando as "resistências" que aparecerem no caminho. "Queremos absolutamente melhorar os resultados e essa é a nossa determinação", frisou.

Eu até concordo com a Sra Ministra... mas questiono:
- como se sabe o que deve ser melhorado?
- quem decide o que deve ser melhorado?
- ultrapassam-se as resistências sem mais nem menos?


Seria de bom tom assim como inteligente da parte do Ministério da Educação questionar os professores*, que são quem está no terreno, sobre o que faz falta e qual a respectiva prioridade.
Não me parece que os senhores de gabinete saibam como funcionam uma escola. Aliás, pela mais recente alteração nos programas curriculares da disciplina de Biologia, eles NÃO SABEM MESMO como funciona uma escola e como está equipada.

Acrescento ainda que o investimento em condições físicas, refeições, material escolar e/ou informático e estabilidade docente deverá, de facto, ser maior no primeiro ciclo. Não porque seja professora deste ciclo (que não sou) mas sim porque convém começar por algum lado e já agora que seja pela base da pirâmide, pelos alicerces...


Talvez esteja na hora da mudança... só temos que ter paciência!


*questionar os professores é diferente de questionar os sindicatos!

domingo, setembro 11, 2005

QUATRO anos depois...

As Torres já não estão lá...
... mas este gajo continua e a fazer das dele!

Posted by Picasa

Reconduções / Estabilidade / Treta?

Achei por bem só falar deste assunto (esta notícia que veio a público na semana passada) quando estivesse com a cabeça no lugar e pronta para reflectir sobre Educação.

A primeira vez que se ouviu falar em reconduções foi com o aparecimento do Dec.-Lei nº 35/2003 de 27 de Fevereiro, no qual se afirmava que as reconduções poderiam acontecer com a duração máxima de 3 anos mediante o acordo do professor e da escola em causa.

Ou seja, esta balbúrdia que se gerou em torno do assunto não tem razão de ser porque o Ministro David Justino já tinha criado esta figura legislativa. Não é novidade nenhuma do PS!

Posto isto, a minha opinião:

sou super a favor das reconduções porque...
- se promove a estabilidade dos docentes.
- não se perde tempo com o processo de entre-conhecimento (?)
- se facilita a aprendizagem uma vez que já se conhece as condições existentes quer materiais quer pessoais
- ...

MAS...
- não se estará a alienar a lista de graduação?
- para beneficiar alguns prejudicar-se-à a maioria?
- não se estará a facilitar a vida aos "amigos", como se fazia nos mini-concursos?
- quem avalia o facto de este professor ser mais competente que o outro? (pela cara, pelo sorriso, porque parece ser??)
- ...

São só algumas questões que coloco quando penso no assunto.

sábado, setembro 10, 2005

Voltei ao trabalho!

Depois de algum tempo sem navegar, voltei!

Muitos dos não-professores acham que o nosso trabalho só começa com o início de aulas... Pois eu estive na escola a preparar o novo ano lectivo, ainda que as aulas na minha escola só comecem a 19 de Setembro...

Mas as notícias da Educação não pararam nesta semana:

- foi o ensino do Inglês no 1ºciclo do ensino básico que me parece uma óptima ideia, se bem que já tenho conhecimento de parcerias entre escolas e autarquias que já têm projectos nesse sentido há muitos anos... mas perceber que quase 80% dos municípios se candidatou é um bom prenúncio!

- No entanto, era óbvio que este concurso não iria satisfazer toda a gente... e muitos desses erros relacionaram-se novamente com o programa informático, horários que não deviam existir de uma hora, colocações duplas para o mesmo horário,... De qualquer forma, importa dar os parabéns a esta equipa e à anterior (muito trabalho deve ter vindo de trás!) pela saída atempada das listas... ainda que todos os professores (incluo-me aqui) tenham andado de coração nas mãos desde o dia 22 de Agosto.

- Fiquei a saber que nós, professores, ficaremos na escola mais um tempinho ... Na minha escola, mais 4 horas mas tenho conhecimento de escolas onde se vai ficar mais 6 ou até mais 13, o limite dado pelo ME. Agora só gostava que a escola tivesse condições para que todos trabalhemos em prol dos nossos miúdos!

- Regozijo com o facto de poder tirar todas as minhas dúvidas no escrever Português, uma vez que o site continua activo: http://ciberduvidas.sapo.pt/

sexta-feira, setembro 02, 2005

Uma boa notícia...

Li, no Diário do Alentejo, que já tinha sido concluído o estudo "Censo Nacional da Cegonha-Branca 2004" organizado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves. E é com orgulho que digo que os meus alunos do 8ºB da Escola EB2,3/S de S.Sebastião (Mértola) participaram, com a minha ajuda, neste Censo.


Ciconia ciconia Posted by Picasa

Muito provavelmente, ninguém os informou* que o estudo foi concluído e que é no distrito de Beja que se encontra o maior número de ninhos de Cegonha-Branca, seguido dos distritos de Évora e de Setúbal.


Sugeria, agora, se pudesse ser ouvida neste assunto, a organização de um Censo Nacional dedicado à Cegonha-Negra que se encontra ameaçada, sendo que a última população conhecida vive nas encostas rochosas do Guadiana, junto ao Pulo do Lobo...


Ciconia nigra Posted by Picasa

* É um dos inconvenientes de não ficar anos consecutivos numa escola a continuar a prosecução de projectos interessantes... Este projecto, com duração até Dezembro de 2004, foi abandonado em Setembro com a colocação de outros docentes e o desinteresse demonstrado pelos QE's "residentes", que se encontravam devidamente informados.

quinta-feira, setembro 01, 2005

Só se for de outros... meu não é!



Parece que este senhor afinal sempre se recandidata...
Obrigada por tudo o que fez pelo país... No entanto, mente quando fala no "vazio", no "interesse" dos portugueses...
O senhor Mário Soares pode ser um candidato do PS mas decididamente não é um candidato nacional... ele não é o meu candidato!!
Já tinha decidido o meu voto muito antes de isto ter acontecido, mas fico triste por este senhor ter uma atitude destas para com um amigo...
Imaginem se ele não fosse amigo... como seria?