Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, setembro 15, 2005

Trabalhar 35 horas semanais...

"Porque não mudamos de agulha?? Vamos passar a exigir as 35 horas semanais... Assim a nossa sociedade não pode acusar os professores de trabalharem pouco... "Pois eles até se queixam! Querem trabahar 35 horas... só pode ser porque REALMENTE trabalham mais". Os pais deverão passar a perceber melhor o que se passa... Há muitos que realmente não se preocupam com o trabalho que fazem e quanto menos melhor. Mas desses há em todas as profissões!
O que quero é trabalhar 35 horas e não me preocupar mais com a escola. Porque, se a ideia for as 35 hormas MAIS não sei quanto fora de horas então que nos paguem para isso, pois não há dúvidas que os “gordos” vencimentos que nos pagam são para 35 horas.
Então vai ser o bom e o bonito:
“Tenham paciência, mas não trago os testes! É que os computadores estiveram toda a semana ocupados por outros colegas… Fiquei até à hora de sair a olhar para as moscas porque não tinha onde trabalhar (o portátil e MEU, é para actividades de lazer, a escola não mo ofereceu!). Depois fui passear com a família… estava fora das 35 horas… Vamos ver se para a semana temos mais sorte!”
Ou então:
“Ó Stora!!! Outra vez o mesmo CD??? Tenham lá paciência… mas já requisitei outros no ano passado (iguaizinhos a uns que comprei para me entreter enquanto brinco com os meus filhos depois das 35 horas)… ainda estou à espera… mas esta música é muito interessante, ora vamos lá abordá-la de uma outra forma, de certeza vocês vão gostar muito.” (é que os professores que não tiverem imaginação e uma atitude muito positiva, não são bons profissionais).
Ou ainda:
“Desculpem lá, mas vou ao cinema com a minha mulher! São 17h e não posso continuar nesta reunião!” (Claro que posso ser obrigado a isso… se pagarem as horas extraordinárias… ou um suplemento de isenção de horário!”)
Já agora… e a propalada necessidade de formação contínua, de actualização?? No meu tempo familiar?? NEM PENSAR!! Só nas desejadas 35 horas!!

EU QUERO UM HORÁRIO DE 35 HORAS!! E QUERO ORGANIZAR A MINHA VIDA PROFISSIONAL À VOLTA DESSAS 35 HORAS!!

Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada! Ou então… calem-se e não me falem mais nisso pois, com jeitinho, pego num cronómetro e passo a impor-me 35 horas, mesmo que não mo obriguem!! Não gozem comigo! A sério, mudemos de agulha, vamos pedir as 35 horas!

Já agora, gostava de ver um estudo comparativo, sério, entre diferentes carreiras de licenciados. Horários, remunerações, sistemas de saúde, etc… Também gostava REALMENTE de saber que raio de privilégios é que tenho! É que se me parece que a nossa carreira é uma aberração, com um topo decente mas uma metade inicial uma anedota, seria interessante saber e não só parecer…
E para acabar, porque será que uma profissão que dizem tão privilegiada também dizem que só tem aqueles que não encontram mais nada??? Gostava de perceber… mas sou professor, não chego lá!"

Descobri este texto no BloGotinha e subscrevo integralmente...

3 comentários:

Miguel disse...

Quem me dera que com oito turmas de quatro níveis diferentes, ou seja, com cerca de 200 alunos, pudesse ter um horário semanal de 35 horas na escola, sem ter que levar nada para casa...

SaltaPocinhas disse...

põe também aí o meu dedo no ar a subscrever...

Rui disse...

No nosso blog lá juntei mais uma voz ao apelo... com mais uma chamada de atenção para algo que eu acho que todos se esquecem: a ocupação abusiva da nossa casa pelo Ministério da Educação! :)