Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sábado, março 04, 2006

Educação Sexual

Por mais que me esforce, não consigo entender o que a maioria dos pais (e professores, sejamos sinceros!) têm contra a Educação Sexual nas escolas.
Mostro-me, aos meus alunos, sempre disponível para esclarecer e compartilhar o pouco que sei sobre o assunto, no entanto vejo que poucas pessoas o fazem... E fico triste quando ouço notícias como a de uma miúda de 15 anos numa escola do Baixo Alentejo que ficou grávida.
Segundo me foi contado, esta menina foi ensinada a esconder a sua sexualidade, aprisionada em casa, longe de tudo e todos numa ânsia de protecção por parte dos pais. Resultado: o primeiro namorado quis ensiná-la a fazer sexo oral... só que com o pénis na vagina!
A menina de 15 anos não sabia a diferença! E está grávida...

4 comentários:

zoltrix disse...

A mánica já funcemina?

Olha, isso de ES é muito mais complicado.....
Eu já experimentei várias vezes e tudo muito bem planificado e o melhor trabalho realizado numa turma ( com sessões no centro de saúde e tudo ) resultou em duas gravidezes indesejadas em duas miúdas nesse verão ( 13 e 14 anos)
O mal vem de casa, do destrambulhamento familiar com as suas pancas e pouco podemos fazer contra essa ignorância geracional...
Claro que se deve tentar sempre tudo! Lutar por mais e melhor!
Eu continuo sempre a tratar desse assunto! mas os resultados são muito poucos.
Os suecos sabem como é: tudo deve ccomeçar no 1º ciclo!
Enquanto isso não acontecer pouco mudará e o Alentejo continuará a ser a região europeia com mais mães solteiras da europa!

«« disse...

pois é vivemos num pais governado por ignorantes e bestas (boa, tou com a força toda eh eh). Um dia opuvi Carlos Querioz, então treinador do Sporting, a dizer que o problema dos treinadores é que os patrões não entendiam nada de futebol (referindo-se ao Sousa Sintra)...será que acontece o mesmo com a educação???

zoltrix disse...

em jeito de resposta, devo ainda dizer que Educação Sexual é precisa! Se tiver "graça" na forma de se transmitir, isso é Didáctica e ajuda!
[;-))
Fica bem
PS: Mas ainda vou ver se tenho tempo para responder a uma "coisa" terrível que está no teu post posterior a este....

J.Cangaia disse...

Os pais (e julgo que os professores) não estão contra... alguns apenas acham que para asneira já bastam as que existem.
Concordo com a ES, mas cuidado, não é o mesmo que ensinar "mal" português ou matemática, aqui as coisas são mais complicadas!
Veja-se o exemplo no post acima "A. e o novo concurso.." talvez os pais se arrepiem se um professor destes for de ES, concorda?