Peço desculpa aos meus colegas do 1º ciclo mas tenho que concordar com a nova medida de impôr horas a destinar à Língua Portuguesa, à Matemática e às Ciências.
Até agora, muitos desses colegas, de acordo com as suas próprias preferências, davam mais importância a determinados temas em detrimento de outros.
A falar com colegas deste nível, soube que muitas vezes a Matemática ficava de lado. Ou então era a Língua Portuguesa e a Leitura.
Se calhar por isso, muitos miúdos chegam ao nono ano sem saber ler ou escrever convenientemente. Se calhar é por esse motivo, e por se dedicar demasiado (?) tempo às Expressões que muitos colegas nossos, agora docentes, continuam a dar erros ortográficos e a transmitir esse erro aos alunos, ou para fazer a média entre 20 e 30 precisam de calculadora.
Ainda bem que a minha professora primária me fez ler e fazer contas... :D
Até agora, muitos desses colegas, de acordo com as suas próprias preferências, davam mais importância a determinados temas em detrimento de outros.
A falar com colegas deste nível, soube que muitas vezes a Matemática ficava de lado. Ou então era a Língua Portuguesa e a Leitura.
Se calhar por isso, muitos miúdos chegam ao nono ano sem saber ler ou escrever convenientemente. Se calhar é por esse motivo, e por se dedicar demasiado (?) tempo às Expressões que muitos colegas nossos, agora docentes, continuam a dar erros ortográficos e a transmitir esse erro aos alunos, ou para fazer a média entre 20 e 30 precisam de calculadora.
Ainda bem que a minha professora primária me fez ler e fazer contas... :D
12 comentários:
"Se calhar é por esse motivo, e por se dedicar demasiado (?) tempo às Expressões..." Referes-te a quê? Às expressões psicomotoras? Olha que não! Olha que o cenário de analfabetismo motor é mais real do que imaginarás…
Por isso mesmo lá está o ponto de interrogação.
Há uns tempos - poucos - leccionei uma cadeira numa Instituição de Ensino Superior que prepara professores do primeiro ciclo.
Eram alunos do último ano do curso.
Deveriam ensinar no ano lectivo seguinte - se eu os passasse! - também a Matemática aos meninos...
Não sabiam RIGOROSAMENTE NADA acerca da Matemática que iriam ensinar.
Erravam os problemas. Não sabiam (quase todos!) reduzir - mudar de uinidades - , não entendiam nada sobre áreas nem perímetros, não sabiam numeração romana, não conseguiam estimar resultados, não sabiam dividir, ... e eu não sabia o que fazia ali.
Espanta alguém que fugissem a ensinar - se passasssem - Matemática?
Como professora primária, discordo em absoluto com o facto de se tentar compartimentar estas disciplinas nas horas indicadas. Aliás, a ministra nem sequer contabilizou correctamente essas horas pois não teve em linha de consideração que os alunos no primeiro ciclo têm meia hora de intervalo não havendo qualquer possibilidade real em dar as horas que a ministra prevê. Ou então, deixamos de ter educação física, expressão plástica, expressão musical e dramática e sendo assim, eu pergunto como se consegue isso com meninos tão pequenos de 6,7, e 8 anos... Vamos estar 4:30 h por dia com matéria mais "pesada" sem sequer haver estas actividades para contrabalançar e que acima de tudo, são extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças?
E depois, nem todos os professores pôem a Matemática de lado ou a Língua Portuguesa. Acho que não se devem cair em certas generalizações, porque acima de tudo é injusto para com aqueles colegas que sempre tentaram dar importância a essas disciplinas e sempre fizeram um trabalho digno para e com todos os alunos.
AH! Grande Sofia! E o que dizes é apenas metade da desgraça que se vai abatendo sobre vocês do 1º Ciclo e sobre as desgraçadas das crianças...
Tu estás cheia de razão, e a verdade é que é ENORME o desconhecimento do valor das "expres~sões" no desenvolvimento infantil!
Bastará dizer que não se efectuam aprendizagens sem emoções positivas. As que se fazem só ganham valor quando aplicadas. Mais do mesmo só poderá conduzir ao esmorecimento do gosto em APRENDER e do desenvolvimento do pensamento critico! Tenho um puto, que já começa a não estar muito interessado em se levantar cedo para ir à escola! Já deixei de lhe perguntar,quando o vou buscar, se aprendeu algo de novo naquele dia!
JÁ COMEÇARAM A MATALO DEVEGARINHO.......
Quanto ao "horário" sem intervalo ( da Milú ) é para esquecer, tal como é para esquecer toda a papelada burocrática de "articulações curriculares" horizontais a que somos agora sujeitos: é só para meter nos dossiers!
vim só desejar um bom fim de semana, srs, professores!!!!!
Nem tudo pode ser mau.....
Bom Fim de Semana!! :)
...e sem máquina calculadora não nos enganávamos...agora é tudo tão simplificado...mas os resultados são ainda piores do que no nosso tempo!...
Besitos e bfs.
Não sei se é bom ou mau, mas como está não pode ficar!
Beijos
o meu comentário estava a ficar tão grande que decidi transformá-lo em post para explicar bem as coisas...É que este assunto não é tão linear como parece!
Mas concordo plenamente com a Sofia! sabias que a ministra nos mandou fazer um horário de 25 horas quando os alunos só têm 22 horas e meia de aulas?
A não ser que, além de crianças de 5 e 6 anos poderem estar na escola 11 horas por dia, também deixem de ter intervalo!
"Amiga"... vai-te catar...Sabes o que é a realidade do 1º ciclo??? Sabes??? Sabes???? Sabes??? Então CALA_TE.
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