Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Desânimo e cansaço...

Uma coisa anda a atormentar-me... Mói devagarinho mas mói mesmo!!

A rapaziada cada vez sabe menos e cada vez menos quer saber!!

Dou aulas ao 11ºano de Biologia e Geologia e, como é ano terminal, obviamente que faço alguma preparação para o exame.
Esta turma deveria ser uma das melhores em termos de aproveitamento o que não acontece deixando muito a desejar; alguns alunos não ouvem nada, não querem saber, passam a vida a resmungar e a portar-se como os alunos do 3ºciclo.
No inicio preocupava-me muito com eles e exigia que se portassem devidamente e que me ouvissem... Depois da avaliação do 1º periodo, mudei de atitude. Claro que me preocupo e que lhe chamo a atenção, mas não o faço na sala de aula... faço-o fora, não prejudicando o decorrer de uma aula em que alguns alunos estão interessados e a ouvir.

Às vezes penso que não estou a fazer o melhor, no entanto tenho um programa a cumprir. Não estou preocupada com a "individualidade e necessidades de cada aluno", mas sim com aqueles alunos que demonstram interesse e que se esforçam por obter um bom desempenho. Não gosto de ser assim... mas aqueles meus alunos não merecem mais do que isto!!

Por isto mesmo sei que não vou ganhar nenhum prémio... muito menos de 25 mil euros!!

14 comentários:

Alda Serras disse...

Estes teus alunos foram sempre assim. Encontro-os no 2º ciclo, as colegas queixam-se deles no terceiro, como terão conseguido chegar ao 11º? E chegarão à universidade? Acho que fazes bem em apostar naqueles que têm algum interesse. Quanto ao prémio, esquece, está fora do alcance do comum dos mortais. Será para algum professor de elite, numa escola de elite, num país de faz-de-conta. É mais uma fantochada!

Anónimo disse...

Um prémio que apenas serve para enganar os mais ingénuos é o que é!!!
Quanto à tua atitude, a ser valorizada, será pelos alunos e isso é o mais importante.
Abraço

Anónimo disse...

Como se costuma dizer:"faço o melhor que sei e posso".

peace_love disse...

Não se sinta assim, que eu também não prestava nenhuma atenção às aulas de biologia, e acabei por ter 16 no exame nacional.

Stôra disse...

Este ano, a maioria dos meus alunos é desse género :( Não querem saber de nada, quase que tenho de lhes pedir por favor para estarem atentos e para passarem o que está escrito no quadro; muitos não trazem caderno diário; muitos pedem-me uma folha ou até caneta para escrever (é preciso ter lata)! muitos não escrevem nada na aula. Eu já só me preocupo que não perturbem a aula para que, os poucos que querem aprender, o possam fazer. Enfim... é o desânimo total.
*Beijinhos*

Avozinha disse...

Eu diria que há pouquíssimos alunos que não sejam assim! Os meus deste ano (10ºs anos) olham para mim com ar espantado quando lhes faço sermões (re-re-re-repetidos) acerca dos atrasos, de não levarem material para a aula, de não estarem atentos, de terem o telemóvel na mão...
No entanto, são todos boa gente!

saltapocinhas disse...

Em relação ao prémio, esquece: está guardado para mim ;)
Em relação aos alunos, todos nos queixamos do mesmo da primária ao superior.
Eu acho que os pais têm muita culpa no cartório ao desvalorizarem a escola e ao não exigirem nada dos filhos.

maria inês disse...

ás vezes penso que a vossa profissão é mesmo ingrata!!!

há alunos que não merecem algumas professoras que têm!

(musica: para mim *****)

maria-joão disse...

Tenho um menino no jardim de infancia e uma menina que entrou este ano para a 1ª classe (ainda não me habituei aos termos modernos).
Por aquilo que vejo fazer e oiço dizer a pais e alunos, e sem querer ofender, a ideia que eu tenho é que enquanto não houver "mudanças retrogadas" e limitar um pouco mais o poder dos alunos, os professores fazem muitas vezes um papel literalmente de palhaço.
Há quem diga que a educação cabe aos pais, eu não concordo. Cabe aos pais e aos professores também a até á propria sociedade. Só que os pais tem o poder todo e para eles os filhos mesmo demonios são sempre anjos. Os professores passaram a apenas ensinar e agora até isso está como está.
Eu só não sou professora por pouco e dou graças a Deus por não ser. Eu não tinha "estômago". Eu já devia estar com um processo valente ás costas. Chego a pensar que aquilo por que alguns professores passam é simplesmente abominável. Não sou violenta, mas acredito que as coisas como estão são demasiado permissivas.
Uma das 1ªas coisas que a minha menina me fez depois de ir para a escola foi resmungar entre dentes nas minha costas quando não estamos de acordo. O quê? Era só o que faltava. Não admito esses comportamentos. Agora a minha tarefa é muito mais dificil. Antes só tinha que os ensinar, agora tenho tambem que os desensinar de algumas coisas menos boas e de outras até horriveis.
E o pior de tudo é que "nós pais" nem podemos contar com a ajudar dos professores, porque "nós pais" não permitimos. É quase ridiculo!
Espero não ter ofendido ninguem, pensei em comentar anonimamente mas isso não faz parte da minha maneira de ser. Penso que nesta época o melhor que se pode desejar a um professor é boa sorte... com os alunos e respectivos pais.

Tozé Franco disse...

Já chega de nivelar por baixo...
Passamos o tempo todo preocupados com os que não sabem, muitas vezes porque não querem, e, por vezes, somos "obrigados" a esquecer os outros...
Vivam os outros....

A Professorinha disse...

Como te compreendo!!! Será que eles nunca vão mudar? O que pensam eles que ganham com esse género de comportamento? Qual é o objectivo deles?

É uma pena nós termos que sofrer com o que eles fazem quando eles não se dão conta do que nos fazem... são uns inconscientes.

(Pa)Ciência disse...

Junta-te ao clube!!!
Além de pouco interessados ainda oiço pérolas como: "Exame?! Mas qual exame?! Ah, ainda é cedo para nos preocuparmos com isso!!!"... e eu até fico parva :( De facto para quê andarem preocupados com um exame que têm no final deste ano e que engloba matéria de 2 anos... sendo que um dos quais já não se lembram de nada porque... "xiii, isso já foi dado no ano passado, não foi? Eh, é muito tempo, não me lembro!"
E grrrrrrrrrr, digo eu!!!!

Hindy disse...

Faz o teu melhor !

Beijos :o)

maria inês disse...

e então, como vai esse "corpo a corpo"?????


**)-(