Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, maio 25, 2006

Avaliação de Profs

Em conversa com o meu pai contei-lhe uma situação que se passa na escola que se inicia no ano passado e terminará com o exame de Biologia e Geologia de 11ºano. O colega do ano passado não leccionou quase matéria nenhuma tendo sumariado quase tudo. Este ano, os alunos vão ter exame sem ter ouvido quase matéria nenhuma de 10º.

Comentário do meu pai: Mas foi penalizado, claro!
Respondi que não. Continua a concorrer como eu e tinha subido mais um ponto por acumulação de tempo de serviço.

Acontece que estamos preocupados com esta situação e não sabemos como a vamos resolver agora. A colega que lecciona a uma das turmas tem tentado colmatar essas necessidades dando aulas extra, na outra turma isso não acontece. Porém, surgiu uma hipótese: uma vez que estou a leccionar 10ºano, alguns desses conteúdos poderiam ser assistidos também pelos alunos de 11ºano.

Alguns professores, interessados na progressão e sucesso destes alunos, dispõem das suas aulas para que isso aconteça mas outros não.

Não sabemos o que fazer! "Não consigo descalçar esta bota"... E só penso em avaliação de professores!!

13 comentários:

matilde disse...

Avaliação é sem dúvida algo muito difícil de fazer de uma forma justa... mas continuo a concordar que também a dos alunos corre o risco de injustiça e não é por isso que deixamos de a fazer...
Todos os anos sentimos essa grande injustiça de saber que colegas tão competentes correm o risco de ficar no desemprego, porque os lugares estão cheios... tantas vezes de tão "pouco bons" profissionais. É um facto que isso acontece em todas as profissões, mas sou da opinião que, nomeadamente na profissão de professor, onde se define o futuro de inúmeros jovens, o rigor tem de ser uma prioridade...

Um beijinho... e... que corra tudo pelo melhor ;)

tsiwari disse...

é necessária a avaliação do trabalho dos docentes.

sem medos, os que cumprem.

para que os que não cumprem sejam cada vez menos!

zoltrix disse...

pois! a questão é como essa avaliação será feita. por mim já não tenho dúvidas: será diferente da que havia até aqui e que era muito má! Será ainda pior do que a que havia pois irá reforçar formas descricionárias como a avaliação por CEs ou Directores executivos abrindo a porta a todo o tipo de cunhas....
Acredita: o Mistério da Educação não quer melhorar o ensino, apenas baralhar-lhe o futuro ( do público, claro!). Como julgas que se irá efectuar o ensino obrigatório até ao 12º Ano?
Basta olhar para o tipo de exames que estão a ser feitos para perceber que os nossos conhecimentos didácticos não servirão para nada!
Quanto ao teu problema ( que é só teu de forma afectiva!!!), dá lá uma ajudinha aos putos, é claro! O que ganhamos com isso? O prazer do serviço feito e bem feito!
Ou então vai trabalhar para uma empresa privada, onde, em pricipio te darão mérito, mas só se fizeres ganhar dinheiro! Aí tb não se quer saber de competência ou seriedade mas de lucro, não importando como!
Tou a ser chato? Olha, tu é que pedis-te ajuda....
Bom, vou deitar-me que já são horas e logo pego às 10.

Artur Coelho disse...

A nossa profissão, como todas as outras, tem a sua cota de más reses e ovelhas negras. Infelizmente, os maus actos de uma minoria infectam a maneira como todos olham para a maioria dos professores - aqueles que se esforçam, mesmo com os entraves, aqueles que não faltam, aqueles que são conscienciosos.

A Professorinha disse...

É o 'teu' professor de Biologia e a 'minha' de Português... Há gente que deveria ser expulsa do ensino porque no fim pagamos nós por todos eles, no fim ficamos todos com a imagem de maus profissionais e incompetentes, mesmo que o não sejamos.

Hindy disse...

Em situações como essa a avaliação de professores assentava como uma luva!

Beijinhos e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Como pai, também acho importante professores competentes.
Bom fim de semana, Aninhas!

Teresa Pombo Pereira disse...

E como é que agora se descobre que ele não dá o que sumaria? E que fazia ele nas aulas afinal? Se não transparecia na sala de professores, os alunos e pais não estavam atentos?
Percebo a tua situação mas as estruturas de orientação educativa se não intervieram antes, deviam tê-lo feito desde o início deste ano com aulas extra. Agora só resta aquilo que tu e a tua colega fazem por amor à camisola e aos alunos.

Avaliação já!

«« disse...

não é uma questão de avaliação de professores, mas de fiscalidade a que cada um de nós deve se submeter...

Teresa Martinho Marques disse...

É tão bom poder dormir de consciência tranquila... Será que a consciência pesa a quem não cumpre?
Beijinhos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a teoria de uma avaliação dos docentes isenta e imparcial.
Mas também me custa a compreender como é possível que um professor sumarie matéria ao longo de um ano lectivo e não a dê efectivamente, sem que os alunos e respectivos encarregados de educação se manifestem.
Será que ele dava notas positivas e isso servia para os calar?
O processo escolar não é apenas responsabilidade nossa, não são apenas os professores que devem zelar pela instrução dos portugueses mais novos. Os próprios alunos, os seus pais principalmente, deveriam estar atentos e prontos a intervir numa situação tão escabrosa. Mas que não é assim tão pontual.
Infelizmente para os alunos e para nós, professores, que continuamos a ter uma imagem pública de incompetência e de impunidade que demorará anos a desaparecer.
Beijinhos da anónima do blog do broken heart
:)

PS - tenho mesmo que me registar como user :)

Mónica Lice disse...

Gostei de passar por aqui!:)

IsaMar disse...

Realmente é um caso complicado.
Mas em conjunto...encontrarão a melhor solução.

boa sorte