Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, maio 18, 2006

Avaliação

Acabei de receber a newsletter do Ministério e um dos assuntos que me chamou a atenção foi a avaliação externa que se vai processar em alguns estabelecimentos. Pelo que li diz respeito à avaliação externa de escola que já fizeram a sua própria avaliação interna.

É obvio que sou completamente a favor da avaliação dos estabelecimentos mas não posso passar sem dizer que o funcionamento da escola depende de quem faz parte dela. Repare-se: * os alunos são avaliados * os funcionários são avaliados * os PROFESSORES NÃO SÃO AVALIADOS

Não bate certo, pois não?

As minhas duas colegas de Grupo que leccionam o 11º ano de Biologia e Geologia estão a preparar os alunos para o exame nacional que se aproxima, com base nos conteúdos que leccionaram. No entanto, estes alunos tiveram um docente no 10º ano que faltava imenso, ia alcoolizado para as aulas além de não ter sido minimamente competente nos poucos conteúdos que leccionou. Parece-me lógico que estes alunos encontram-se desde já prejudicados e preocupados com o seu futuro. Uma das colegas arranjou tempo ainda para os ajudar nos conteúdos de 10º, mas não era obrigada, e ninguém a acusaria do que quer que fosse se tivesse recusado efectuar essas horas.

A avaliação dos docentes não existe, e o tal colega continua assim a prejudicar:
- outros alunos

- outros professores que podem ter que fazer o trabalho dele

- e a imagem dos professores, principalmente daqueles que são competentes.


8 comentários:

Francis disse...

pois não bate certo não...

Teresa Pombo Pereira disse...

Olá!
A minha escola é uma das que concorreu ao processo de testagem do instrumento de avaliação de escolas. Tivémos esta semana, durante dois dias intensos ;-) e intensivos a visita com uma equipa de três avaliadores externos. Acho que correu bastante bem mas... espero que, quando for a sério, estas visitas sejam totalmente surpresa pois só assim se terá uma ideia real do valor e da vida de uma escola.

papoilasaltitante disse...

O probelma é que esses que não são competentes dão mau nome a uma classe inteira. avaliação efectiva dos professores ...já!
Bjs

rosa do deserto disse...

Concordo contigo :)

Beijos

IC disse...

Há poucos anos (2 ou 3, não me lembro)houve essa avaliação, não por concurso das escolas, a minha foi uma das que teve, mas os professores a quem calhou observação de aulas foram avisados com bastante antecedência e houve quem andasse num corropio para ter a aula bem preparadinha e com ajuda. Assim, também não vale a pena.
Bom trabalho e bom fim de semana :)

Anónimo disse...

Acompanho a tua cruzada pela avaliação dos professores, mas acho que a ministra ate faz bem quando quer por aulas de substituição.
Obrigada por tudo

Teresa Martinho Marques disse...

Ai ai... luta antiga esta...
Enquanto não se fizer uma avaliação séria e credível... não se pode avançar muito...
Bjs

JL disse...

E é por causa desses, que não deviam ter lugar no ensino, que quem lá está com gosto e dedicação sofre as consequências e se torna vítima dos maus olhares da sociedade e do governo!