Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sexta-feira, maio 12, 2006

Prado Coelho e o ME (II)

Na sequência do que Eduardo Prado Coelho escreveu terça-feira no Publico, apraz-me dizer que o senhor finalmente ganhou discernimento.
Gostei da mudança de ideias, mas deve ser de pouca dura.
Preocupa-me, sobretudo, perceber que o que o Vavá e a Milú estão a fazer é credibilizar o nosso trabalho aos olhos das famílias. Digo isto porque tenho ouvido muitos pais e mães comentando o bem que o Secretário de Estado e a Ministra andam a fazer.
Claro que acredito piamente que só estão a fazer porcaria mas isso sou eu que sou professora. Aquelas famílias onde não há proximidade de um professor (será possível?) acham que a história das 22 horas e das férias todo o ano são a pura realidade!! (e sejamos sinceros, às vezes é!)
O meu marido, antes de me conhecer, pensava que os professores não faziam nada, tinham muitas férias e dias livres, e limitavam-se a dizer o que tinham aprendido na Universidade. Parece-me que ele já não acha o mesmo! Principalmente quando quer sair e eu respondo "Tenho que preparar isto, não posso!"

12 comentários:

A Professorinha disse...

É pena que nem todos os portugueses que acham que os professores não fazem nada não se casem com professores/professoras. De certeza que a opinião deles mudava logo...

Hindy disse...

A nossa realidade é muito diferente daquela que os outros imaginam! :)
Beijinho da alma e bom fim-de-semana

Leandro disse...

Aqui no Brasil costumamos dizer que o professorado não é profissão, é sacerdócio.
Creio que aqui, como aí, os professores sejam aqueles aviltados pelo Estado, desconhecidos das famílias e indesejados pelos alunos.
Aqui em casa somos os dois professores (eu de Filosofia, ela de Português) e nossos filhos (os dois em idade escolar) conhecem bem o outro lado da sala de aula...
É lamentável que aquilo que deveria ser o primordial à administração pública não seja mais que um incômodo.
Abraços
Leandro

Rui Diniz Monteiro disse...

Ana Cristina,
sinceramente eu acho que, neste texto que linkaste, ele até foi comedido.
Eu, que fiz greve (mas apenas porque o governo revelava um desrespeito pelos professores que se iria reflectir de certeza sobre a revisão do Estatuto), achei as intervenções e iniciativas de todos sindicatos (eu sou e continuo a ser da Fenprof) absolutamente desastradas e desastrosas! De gente que não percebe nada de nada em que sociedade está a viver... e de professores seria de esperar um pouco mais.
Sinceramente, peço desde já desculpa se estou a ser injusto para alguém, mas isto é realmente o que penso (e pensava na altura).

papoilasaltitante disse...

Concordo em absoluto com o Rui.
Tal como o teu marido o meu há 16 anos atrás pensava o mesmo... bastou começar a querer ir aqui ou ali e eu responder que não porque tinha que fazer para a conversa mudar de rumo. Estar dos dois lados faz ver as coisas de orma bem diferente. Agora quando alguém vem com a velha conversa... é ele que responde (porque eu já desisti de fazer entender a certas pessoas que não tenho 4 meses de férias nem trabalho 22 horas)e é ele que toma a minha defesa e a ada nossa família, e de forma veemente!
Beijos

pexeseco disse...

Boa noite
Bom fim de semana
Bejocas

IsaMar disse...

Pois...."quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro".
Só nós ´´e que valorizamos o nosso trabalho..e sabemos o quanto custa...

Pedro disse...

A verdade é que, tal e qual como estão as coisas, o professor que trabalha e se empenha é valorizado da mesma forma como o que se limita a debitar aquilo que está no manual...
Ora, enquanto não houver uma avaliação rigorosa do desempenho da acção dos docentes iremos continuar a ter todos os docentes no mesmo saco: o saco onde diz "estes senhores não trabalham"...

henrique santos disse...

Ó último comentário do Miguel suscita-me o seguinte comentário:
porque será que noutras profissões em que acontece o mesmo - profissionais bons e menos bons e uma avaliação parecida ou mesmo inexistente - a fama e o proveito não é o mesmo?

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»