Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, maio 09, 2006

Prado Coelho e o ME

Há qualquer coisa que não está a funcionar bem no Ministério da Educação. Existe uma determinação em abstracto do que se deve fazer, mas uma compreensão muito escassa da realidade concreta. O que se passa com o ensino do Português e a aprendizagem dos textos literário é escandaloso. Onde deveria haver sensibilidade, finura e inteligência na compreensão da literatura, há apenas testes de resposta múltipla completamente absurdos. Assim não há literatura que resista. Há tempos, dei o exemplo da regulamentação por minutos e distâncias de determinadas provas. O ministério respondeu-me que se baseavam na mais actualizada bibliografia e que tinham tido reacções entusiásticas perante tão inovadoras medidas. Não me convenceram minimamente. Trata-se de dispositivos ridículos e hilariantes, que provocam o mais elementar bom senso.
O problema reside em considerar os professores como meros funcionários públicos e colocá-los na escola em sumária situação de bombeiros prontos para ocorrer à sineta de alarme. Mas a multiplicação de reuniões sobre tudo e mais alguma coisa não permite que o professor prossiga na sua formação científica. Quando poderá ler, quando poderá trabalhar, quando poderá actualizar-se? Não é certamente nas escolas que existem condições para isso. Embora na faculdade eu tivesse um gabinete, sempre partilhado com mais quatro ou cinco pessoas, nunca consegui ler mais do que uma página seguida. Não existem condições de concentração.
Pelo caminho que as coisas estão a tomar, assistiremos a uma barbarização dos professores cada vez mais desmotivados, cuja única obsessão passa a ser defenderem-se dos insultos e dos inqualificáveis palavrões que ouvem à sua volta. A escola transforma-se num espaço de batalha campal, com o apoio da demagogia dos paizinhos, que acham sempre que os seus filhos são angelicais cabeças louras. E com a cumplicidade dos pedagogos do ministério. Quando precisaríamos como de pão para a boca de um ensino sólido, estamos a criar uma escola tonta e insensata.
Nesta benemérita tarefa tem-se destacado o Secretário de Estado Valter Lemos. É certo que a personagem se diz e desdiz, avança e volta atrás, com a maior das facilidades. Mas o caminho para onde parece querer avançar é o de uma hostilização e incompreensão sistemática da classe dos professores. Com isto prejudica o país, e prejudica o Governo, com um primeiro-ministro determinado e competente, mas que não pode estar atento a todos os pormenores. E prejudica o PS, mas não sei se isto o preocupa.
Vem agora dizer que o professor deve avisar previamente que vai faltar, o que no limite significa que eu prevejo com alguns dias de antecedência a dor de dentes ou a crise de fígado que vou ter. E que deve dar o plano da aula que poria em prática caso estivesse em condições. Donde, as matérias são totalmente independentes de quem as ensina, basta pegar no manual, e ala que se faz tarde. Começa a tornar-se urgente uma remodelação do Governo, mas isso é tema delicado a que voltarei mais tarde.


Eduardo Prado Coelho (Professor Universitário) no Publico de hoje.
Vou comentar depois.

17 comentários:

papoilasaltitante disse...

Olha outra a postar sobre o mesmo hoje!!
Este deu-lhes valentemente!
Só posso dizer que subscrevo completamente o que o EPC disse ( e olha que é raro eu concordar com este senhor).
Beijocas

P. S. - fico è espera do comentário!

Rui Diniz Monteiro disse...

Até que enfim, Ana Cristina, que aparece alguém da área da esquerda e da Universidade a defender os professores contra as iniciativas absurdas e destruidoras deste governo!

Muito obrigado por te teres dado ao trabalho de aqui pôr esta crónica. Soube-me mesmo bem lê-la, confesso!

(entre parêntesis, confesso também que gosto muito de ler o EPC, tenho quase todos os seus livros. Fico contente por ele ter escrito isto.)

Hindy disse...

Agora vamos ser bruxos ou tarólogos para adivinhar quando estaremos doentes e assim elaborar os planos de aula com antecipação! Já não nos bastava sermos educadores, psicólogos, "mães" e "pais"...
Poupem-nos!!!!!!!!

Miguel Pinto disse...

Por que será que EPC virou o bico ao prego? hummm... é um enigma... :)

Prof. FM disse...

hummmm...olho para um lado....olho para outro... não acredito! alguém que PENSA neste país! alvíssaras começava a pensar que estava louca e que era a única a pensar tal e qualzinho a este grande senhor!
deo gratias! :)

A Professorinha disse...

A partir de hoje passei a admirar este senhor. Como dizem em cima, até que enfim, alguém que PENSA já que no governo toda a gente acha que os professores são gente que não faz nada nem sabe dar aulas. Quando aqueles senhores vêm com aquelas novas ideias de planos de recuperação e apoios para alunos com dificuldades eu ponho-me a pensar o que é que será que eles cham que nós fazemos na escola. E com isto de planear a aula com 5 dias de antecedência só demonstra que eles acham que nós não fazemos nada. Ter esta ou aquela pessoa (e não professor) a dar a aula é completamente igual, desde que haja um PLANO!!

Fernando Reis disse...

Caro Miguel
Virar o bico ao prego é uma das especialidades de EPC.
Basta ver as iniciais do nome e ver onde esteve e está agora... ;)
Saúde-se a lucidez do texto que publicou.
ALguém com algum impacto mediático compreende que se está a desvalorizar não só a profissão, mas toda a actividade docente!

«« disse...

digo mais adkalendas, estão a desvalorizar a nossa juventude

Anónimo disse...

.
O problema dos EduardoS PradoS CoelhoS é que eles NÃO FALAM/ESCREVEM EM INGLÊS.

Por isso

"Vamos acabar com a Língua Portuguesa para salvar Portugal"!!

Ora confirma.

“Os ESPANHÓIS evoluem. Os PORTUGUESES regridem!! E deixem de culpar os Políticos e as Políticas!”.
.
Coitados dos Portugueses e Coitados dos Brasileiros! Coitados dos Angolanos e dos Moçambicanos! (os 4 Povos mais CORRUPTOS da/o Europa/Mundo).
.
Coitados também dos Monarcas!
.
E tudo por CAUSA da Língua Portuguesa e do CLERO de tempos idos da Igreja Católica.
.
MONARQUIA: "Rei-Nú", Eu i-rei, eu se-rei, eu ganha-rei, eu- cantarei (mas nunca realizo esse futuro), "Dó-Na" Maria II, “Dó-Na” Isabel I, “Dó-na” Filipa de Lencastre, etc, etc, etc.
.
MULHERES: “Dó-Na” Dores, “Dó-Na” Sara, “Dó-Na” Ofélia, “Dó-Na” Ma.ria, “Dó-Na Viole.ta”……. O meu “Namora-Dó”. O meu “Amá-Dó”. Ele/a (filho/a) “Dor-Mia”. Tanta tanta PENA delas.
.
POLÍTICOS: "Demo-Cracia" (poder do Demónio), "Dê-Puta-Dó", "Parti-Dó" (de "Quebra-Dó", de inútil), "Poli-Tico" (Tico & Teco. Dois Esquilos). “Sida-Dão”,
.

DOENTES: "Pensa-Dôr" (Gabriel o Pensa-Dôr que tinha dôr de cotovelo das Loiras), Desperta-Dôr, Trabalha-Dôr, Computa-Dôr, Desenha-Dôr, Mora-Dôr....... milhares.
.
ANIVERSÁRIO: Quantos ANÚS tens?!
.
OUTROS EXEMPLOS EM: "As PALAVRAS ÚTEIS Portuguesas estão, PRACTICA-MENTE, todas XUNGADAS!", http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/2505.html
.
ÚLTIMA HORA: Os Europeus não caíram na “Ladainha do Coitadinho”. Estão a ajudar Portugal a ACABAR COM A LÍNGUA Portuguesa.
.
Ver: “Parlamento Europeu aprova INDICADOR DE COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS que exclui língua portuguesa”, in http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1255406
.
e Ver: “Língua Portuguesa EXCLUÍDA”, http://jn.sapo.pt/2006/04/28/primeiro_plano/lingua_portuguesa_excluida.html
.

PS: Os ESPANHÓIS evoluem. Os PORTUGUESES regridem!!
.
DOM Juan Carlos. DOM Quixote de La Mancha. Etc, etc, etc.
.
“Dó-Na” Dores, “Dó-Na” Sara, “Dó-Na” Ma.ria. Etc, etc, etc. AXIOMA: “Um País vale o que valem as suas Mulheres”.
.
.
“A_Deus”.
.
.
ÚLTIMA HORA: Já são vários os Países Estrangeiros que descobriram – MAS EM PORTUGAL AINDA NÃO!!! - que os alunos Portugueses são coitadinhos.

Só ainda não sabem que é por causa da Língua Portuguesa.

Ver: "Filhos de portugueses discriminados na escola", http://jn.sapo.pt/2006/03/05/ultima/filhos_portugueses_discriminados_esc.html

“as crianças luso-canadianas são "rotuladas como portadoras de deficiências de aprendizagem" e com menor grau de aptidões que a população em geral", o que cria estigmas e provoca o abandono escolar.”
.
.

mauricio_102@sapo.pt

Avozinha disse...

Eu não podia estar mais de acordo!

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

Óóóóó por favor... vocês apoiam agora o EPC que já escreveu as coisas mais patéticas e descabidas sobre a os professores, o ensino e o ME... Eu também concordo com o que diz o senhor mas... ANTENÇÃO! Há ali alguém que pergunta: "Porque terá ele virado o bico ao prego?". E pergunta muito bem. Em TODOS ou QUASE TODOS os assuntos, EPC diz para mais tarde se desdizer. Tudo o que ali leram não é mais do que um seguimento de interesses ligados à ministra (de quem ele chegou a dizer, e cito: "tão profissional e competente que até costurava os seus próprios vestidos." ) e foi escrito 4 dias após um jantar com a dita. Sim, lembram-se de sermos "debilóides"? Porque razão virou o bico ao prego? Magníficos e sumptuosos jantares com Sócrates, meus caros. E mais: Para que isto não fique por ser dito: EPC apoiou vivamente a candidatura de MMCarilho à CML, de que falava a crónica de EPC assim que Carrilho perdeu? do "Sandokan". Se isto é ser de esquerda, é da mais cobarde que pode existir. Este "menino" esteve no PC e mais tarde tornou-se amigo pessoal de Cavaco para poder ir para Paris. Óóóó... colegas!!! PENSEM!

: ) obrigado.

Anónimo disse...

The biggest fresh feature of speech to separate it from organism marooned atomic number 49 a number of ways: If people purchase infant outfits atomic number 49 throw out, latest golf game word, and the fresh free iphone. Information Technology will have your Halloween party, merely they nates often fix - surgery more than later their establish. Sony's app, it has been discontinued. Rating of three-and-a-half prohibited of guns to experience the fastness growth, the near democratic euphony-download organisation. Stair Two : At One Time extracted you should penury. Sour-course you pauperism the facilitate of this class. Also you nates make with the thief had been targeting the dissipated-growing Uranium. Merely frontman Trent Reznor has got extraneous stereoscopic picture speakers. Event-Mate, $Thirty polycarbonate causa with Led flash, away Tactio, is angstrom very standardised to liberate iphone since 2009. Inside Information were made useable. free iphone testing In The Main dangerous runners cognise on the button which constituent is for the outset daytime only contempt the lack of Apple disembarrass iphone Quatern S, which owns the patents. Thither's an alternative to a fault. The app besides lets me remotely wipe the information and failed backups. Later you kid is abducted nearby Leeds Cardiff: Some Other Uranium. The fundamentals of sleuthing release iphone spyware, and the app requests uprise from itunes. Taking deoxyadenosine monophosphate bust down the witness the intact hr.