Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Joaninha...

O girassol é a flor representativa da AUTO-ESTIMA para todos os apoiantes das tecnicas de desenvolvimento de competências sociais.

Assim que tomei conhecimento destas acções e jogos, achei que era treta! Uma forma de divertir a rapaziada e de alguns professores terem mais umas horitas de redução... No entanto, pela experiência que já tenho na sua utilização, mudei por completo de opinião.

E hoje vi o resultado com uma princesinha de 5 anos chamada Joana. Além de ser uma menina super-mimada, a minha afilhada é tratada como um bebé sem qualquer autonomia... fazem-lhe tudo, é muito influenciável e tem uma auto-estima muito por baixo...
Sempre que estava cá em casa distribuia-lhe uma série de funções para que não estivesse unicamente sentada à frente da televisão. Dizia sempre que não era capaz, que eram dificeis, que era complicado, que não queria fazer, ...
Esta tarde optei por outra estratégia...
Não lhe disse nada, so lhe mostrei o filme que ia ver e coloquei-o no DVD.
Saí da sala e fui fazer outras coisas. A Joana estava parada na sala, surpresa.
Correu para mim e disse: "Eu já sei fazer as coisas. Porque não me mandas fazer nada? Eu sou capaz e faço bem..."

1 comentário:

«« disse...

as crianças detestam ser tratadas como que se não soubessem fazer nada. Pena é que os adultos não usem um pouco de sensibilidade para aumentar a auto-estima. É tão fácil, é barato e´dá milhões de felicidade à criança. Por outro lado uma auto-estima elevada, é muito oimportante para o enfrentar da monatnha de desafios que a Joana vai ter pela frente...bravo Joana...bravo madrinha