Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Sexo e afins

Turma de 9º ano, 5 meninas e 3 meninos, turno B


"- Professora, precisamos conversar!
- Bom dia! Que se passa?
- Professora, precisamos saber quando podemos engravidar!
- A partir do momento em que apareceu o período.
- Não, professora. Assim o dia e tal... e do preservativo... e aquilo da pílula..."

Foi assim que começou a minha aula que deveria ser sobre os Grupos Sanguíneos. Nem tive hipótese de não abordar o tema deixando para depois...
Comecei por desenrolar todas as ideias, esclareci todas as dúvidas, sugeri idas ao Centro de Saúde e ao ginecologista, sugeri uma conversa com as mães...
E aqui iniciou-se o problema! A grande maioria das mães daquelas crianças deste turno de Ciências nem sequer fala com as meninas sobre estes assuntos... Limitaram-se a informá-las acerca do aparecimento do período menstrual e pouco mais.
Relações sexuais, período fértil, clítoris, métodos contraceptivos e assuntos afins são pouco abordados, somente duas mães ou pais tiveram essa atitude de franca conversa.
Resultado: uma aula investida e não perdida! Com TPC, claro!
Toca a explorar o próprio corpo... Conversamos para a próxima!

6 comentários:

Anónimo disse...

Tal como eu defendo, ser professor não é só "despejar" uma série de conteúdos, mas ir ao encontro das necessidades das criaturinhas. Ainda hoje em dia há uma série de assuntos tabu para as famílias das crianças, então a escola passa a ter um papel deveras importante... Acho que essas aulas nunca são "perdidas"... Aliás, até são bem "ganhas"...

Abelhinha disse...

Eu tive a sorte da minha mãe falar comigo e espero vir a falar com a minha filha a tempo e horas :)

«« disse...

hoje tirei a minha aula para falar das doenças sexualmente transmissiveis (9ºAno) e tive muita receptividade inclusive consegui esclarecer a confusão que´os contraceptivos não evitam este tipo de doenças...foi giro...quando o professor é flexivel, consegue maraviolha...parabéns

JL disse...

Não foi tempo perdido, claro que não. Talvez essas miúdas ´não tenham outra forma de conhecer a sua sexualidade. Em casa os pais, e não os condeno, por vergonha ou pouco conhecimento pouco falam aos filhos sobre sexo. Continua a ser um assunto tabú. Parabéns pelo tempo investido, Ana.

Um beijo

Pedro disse...

Excelente! Desse tipo de aulas é que eu gosto. Profícuas e com alunos interessados...
Só gostaria também de ter aulas com oito alunos. Sortuda!

AnaCristina disse...

Caro Miguel, eu não tenho 8 alunos numa turma... Quem me dera!
Acontece que era um turno, ou seja, estavam divididos, e foi num dia de Corta-mato escolar... muitos faltaram!!

Obrigada a todos pelo apoio!

Badger, eu mando sempre TPC e na maior parte das vezes são coisas do tipo ler, esquematizar, desenhar... nunca muito paleio! Isso fica para a aula!

Um abraço a todos...
Mourisca, um beijo daqueles ;)