Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

terça-feira, janeiro 17, 2006

Ser Português...

No estaminé do nosso amigo Miguel, desenrola-se uma "intensa" discussão sobre os erros e o Português... E no canal 1, por coincidência, discutiu-se a alma portuguesa, o "ser Português"...

Confesso que nunca me preocupei muito com os erros que se dão, aqui na blogosfera... O importante, parece-me, são as ideias, a discussão dos assuntos, a essência do tema...
E, no caso do Miguel, sinto que o problema é a impulsividade, a vontade que ele tem em escrever tudo o que lhe vai na alma no momento... Mas convinha reler!

Como é lógico, enquanto professora, preocupo-me com a maneira como os alunos escrevem, e esforço-me para não errar!

O que me parece de suma importância é a maneira como os nossos alunos passam os "k" e os "x" para a linguagem formal esquecendo o resto...

Por exemplo, se estou no msn com amigos, eu, professora, escrevo "keres, axas, xatear", no entanto tenho a noção que num contexto mais formal não posso usar essa linguagem.


Os nossos alunos estão a aprender essas diferenças e cabe-nos ajudá-los nestas descobertas.

11 comentários:

Anónimo disse...

ya prof... tá se bem...a malta ás x tb na percebe o k nós propio escrvemos...lol...

e bué da lôco...
xau prof... xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

gosto mt da prof.

Anónimo disse...

Concordo que nos cabe a nós corrigir esses miudos que usam os x e k sem se preocuparem com o resto e não sou professor.
No entanto, nem no msn nem em sms utilizo esse tipo de «abreviaturas» e penso que tu como professora, embora só o faças no msn, também te fica mal :).
beijocas

Anónimo disse...

Eu tb uso essas abreviaturas no msn, em sms e aki tb (acabei de fazer algumas eh eh eh), pq é para escrever mais rápido e "poupar" espaço no telemóvel... No entanto, noutras situações é óbvio que tenho atenção à linguagem... Com os miudos vou sempre chamando a atenção para esse facto. Pq me irrita profundamente encontrar essas e outras abreviaturas nos testes!
Apesar de nao ser prof de Língua Portuguesa acho que todos temos o direito e o dever de corrigir os meninos. Se assim não for, por este andar, qualquer dia ja não sabem escrever uma palavrinha simples... Já se via uma enormidade de erros na era pré-telemóvel e pré-msn, se não os corrigirmos, qualquer dia teremos uma língua nova que nós (adultos) desconhecemos...

(Pa)Ciência disse...

Olá! Já vi o comentário e mandei mail :) Beijinhos

Miguel Pinto disse...

"no canal 1, por coincidência, discutiu-se a alma portuguesa,..."
As participações dos ilustres (não sei se devo rir] convidados foram tão elevadas… que fiquei angustiado. Ainda pensei: querem ver que a produção tem uma carta na manga? Hoje de manhã, confirmaram-me que esse gente existe, de verdade. Afinal, por que carga de água não generalizamos a má-língua?

«« disse...

o que me dá gozo é que achamos que alma da pátria está na língua e não no país que construímos....isso é que me dá contade rir. Ainda hoje perguntei a uma colega de portugues porque dos meus alunos estaren a baixar a nota. Ela respondeu-me que a culpa era do...Camões...imagine-se

AnaCristina disse...

Penetrador, desde que distinga as situações em que devo utilizar esta ou aquela linguagem eu sou livre de escolher... e ainda englobo a linguagem não verbal que tantas vezes usamos e não da forma mais conveniente...

Miguel Pinto, eu não falei na qualidade da discussão do programa... nunca o referi nem insinuei tal coisa.

Só achei piada à coincidência de discussões que estavam a acontecer no dia de ontem no blogue do Miguel...

Miguel Pinto disse...

Eu percebi, Ana. É verdade que não falaste da qualidade da discussão. Mas... não te importarás que eu fale. ;)

Anónimo disse...

Raramente uso o msn mas frequentei mto tpo um canal do IRC e às tantas dava comigo a ter que corrigir de ponta a ponta os emails que escrevia a certas pessoas. E confesso que aqui nos comentários não uso os "k" etc. para não levar nas orelhas. Quanto aos miúdos, acho que distinguem e se me escrevessem k num teste, chamava a atenção mas acharia que lhes teria acontecido o mesmo que a mim nos emails. (E se me escrevessem "às x ...", acho que me apeteceria dar mais meio pontinho à resposta... lol)

«« disse...

excelente Isabel, excelente...apesar de ser suspeito dado estar no meio da pancadaria

zoltrix disse...

muito bem, AnaCris!!
Olha que é uma opinon muito minoritária, mas tens razão