Lema de Vida:

Aprender até morrer, morrer sem nada saber!!

sexta-feira, novembro 30, 2007

Exemplos?

Ás vezes não temos a noção das consequências das nossas acções... mas a máxima "Faz o que digo, não faças o que faço!" parece-me ser muito verdadeira.

Alguns Professores gritam que os alunos isto e os alunos aquilo... mas numa reunião ou nas suas relações profissionais no interior da escola fazem-nos pensar como podem servir de exemplo a alguém, como podem servir de modelo...

E é assim que a nossa Profissão tem a consideração que tem... por causa destes bons exemplos!

sexta-feira, novembro 23, 2007

Que vergonha!

Manda a minha educação que não se deve dizer palavrões... mas %fw%/&%/&%$&%$##"%$#&%


Vou deixar que esta imagem que recebi por mail fale por mim, e vou deixar que vocês digam o que vos vai na alma...


segunda-feira, novembro 19, 2007

31 já cá cantam!

Tenho 31 anos desde ontem... Comentam os amigos que me devo sentir diferente! Não, não sinto... continuo idealista e com vontade de dar o meu pequeno contributo na mudança do mundo... pelo menos, o meu pequeno contributo diário com a minha rapaziada.

Exijo de mim tanto ou mais que exijo dos outros e, à conta disso, apanho com cada desilusão!...
No entanto, quando ouço elogios à minha pessoa, além de ficar embaraçada, fico ainda com mais força para continuar este percurso de trabalho, vontade e exigência... mas quero continuar sorridente e bem-disposta!

quarta-feira, novembro 14, 2007

terça-feira, novembro 13, 2007

Mr. Keating...

Andava eu no YouTube à procura de umas coisitas para a minha aulita de 12ºano quando descobri este magnífico pedaço de um outro magnífico filme "O Clube dos Poetas Mortos". Marcou a minha adolescência, marcou a minha forma de ver o ensino e a educação...



Oh Captain, my Captain!

segunda-feira, novembro 12, 2007

Santa Paciência!

Já estou farta, contudo habituada, que toda a gente perceba de Educação à excepção dos professores. E este fim de semana descobri que até a minha família já sabe mais que eu... acrescento que nenhum dos elementos é professor!!

Contavam-me eles que abriu um "pólo" do Centro Novas Oportunidades (CNO) de Arraiolos lá na minha aldeia, quer para o Ensino Básico quer para o Ensino Secundário. O processo duraria no máximo 3 meses e toda a gente se podia inscrever. A minha humilde resposta centrou-se no facto de pertencer à equipa CNO da minha escola e de até saber umas coisas sobre o assunto (achava eu!!). Respondi que, para o Secundário, é preciso ter 3 anos de descontos para a Segurança Social e nunca, mas nunca, seria feito o processo em 3 meses. Que fui eu dizer??! Claro que o processo era feito em 3 meses... que sabia eu?
Deixei a conversa como estava, não tinha vontade de discutir... Aliás, eu sou professora. Que sei eu destas coisas, certo?


(Já agora, de acordo com o referencial do Ensino Secundário, 500 horas de processo é a duração mínima prevista. Supondo que cada formando desenvolve o processo durante o período LABORAL das 9h às 17h, no fim dos 3 meses tem 420 horas de formação.)

Vocabulário


Resultado: 27 pontos

Eu tenho um excelente vocabulário.

Teste Seu Vocabulário.

Oferecimento: InterNey.Net

terça-feira, novembro 06, 2007

Murro na mesa

Não costumo ser agressiva nem mal-educada, mas confesso que às vezes me apetece dar um murro na mesa e "acordar" quem anda a dormir... (ou talvez não!)

Estive hoje numa reunião com profissionais externos à escola. Por volta das 16.30, uma das senhoras diz, dentro de um determinado contexto, "Eu já estou fora do meu horário! E não sei se estas horas me são pagas".

Ainda não sei como me aguentei sossegada quando a minha vontade era outra... Eu, se calhar, também já estava fora do horário e estava ali... Eu trabalho n horas fora do horário e ainda não vi um tusto...

E depois ainda dizem que os professores não trabalham!!!

quarta-feira, outubro 31, 2007

Boltei!

Tenho andado desaparecida... sem muita vontade de escrever nem de pôr por escrito tudo o que me vai na alma (porque pode ser ofensivo para muito boa gente!)
Mas há coisas que a gente não consegue largar... há coisas que me agarram! E uma gargalhada é uma dessas coisas! Assim como blogar... :
Como tal, volto aqui com um riso... daqueles!
Um abraço


segunda-feira, outubro 15, 2007

Sou um guardador de rebanhos

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.

Pensar numa flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei da verdade e sou feliz.


A minha alma, hoje, está muito "Alberto Caeiro"...
Enquanto as decisões não foram tomadas, estive triste e sem orientações...
Hoje cheirei a flor, senti o aroma à terra alentejana molhada, fechei os olhos e estou feliz.
Obrigada T. !

domingo, outubro 07, 2007

Prof. Titular

A existência de professores-titulares nunca foi uma coisa que me irritasse mesmo a sério.
Claro que concordo com uma avaliação dos professores mas acho que não seria necessário a separação em dois grupos... até porque ter muito tempo de serviço não significa necessariamente ser melhor professor!!

Esta separação foi levada muito na desportiva, com vénias e risos aos titulares nos primeiros dias de Setembro, até porque na minha escola não são muitos os "perfeitos" que ascenderam a esta categoria.
No entanto, há coisas que "exijo" a estes titulares... (exijo no sentido em que espero deles) e na quinta-feira presenciei uma situação que me desagradou particularmente. Desagradou de tal forma que fiquei "enraivada" com a história dos titulares!

Sala dos Professores: eu agrafo umas cópias para a minha rapaziada na mesa central e, como estou sozinha, não posso evitar ouvir duas titulares que discutem acerca de uma planificação. Discutia-se a diferença entre competências e estratégias, algo que, para mim, não tem dúvidas nenhumas.

Incomodou-me esta conversa na medida em que elas não sabiam do que estavam a falar... e são titulares!

sexta-feira, outubro 05, 2007

terça-feira, outubro 02, 2007

IRS?


Expliquem-me pois parece que não percebi bem! :D

Adenda: Segundo parece, atletas de alta competição neste caso não engloba os jogadores de futebol com os seus astronómicos ordenados. Antes isso...

segunda-feira, outubro 01, 2007

Desafio da Anna

Respondo ao desafio da Anna, que consiste em abrir o primeiro livro que me aparecer pela frente, abri-lo na página 161 e transcrever a quinta frase completa (não se pode escolher o livro, nada de batota!) e passar o desafio.

De A Estrela de Joana, transcrevo: "Que é bom para os filhos ouvir a voz do pai."

Nem mais a propósito dos meus últimos pensamentos...


Passo o desafio a quem o quiser seguir.

domingo, setembro 30, 2007

Violência infantil

Nas últimas semanas, ando furiosa com o mundo... e se, numa primeira abordagem, a causa é escola e o ambiente que lá se vive, a sério e de uma forma mais profunda, o que me anda mesmo, mesmo a chatear são aqueles assuntos que envolvem crianças... seja aquela miúda de Monção que a mãe pontapeou por se sujar com leite (???), seja a pequena Esmeralda/Ana Filipa e os seus dois "pais", seja crianças mais perto de mim...

Perto da casa dos meus pais, três meninos foram retirados aos pais por falta de condições de higiene e alimentação. Perto da casa onde vivi no Algarve, duas meninas choram e recebem pancada o dia todo e ninguém as retira daquele ambiente, mesmo depois de queixas à Comissão de Protecção.

Não tenho filhos e vejo quem os tem tratá-los assim. Dói tanto!
A vida é tão injusta!

Farta de ser prof.?

15 dias depois das aulas começarem é tempo de fazer um breve balanço... tão breve que se pode resumir em duas palavras: cansaço e desilusão!

À medida que falo com outros colegas, da minha e de outras escolas, verifica-se que o objectivo a que a nossa Ministra se propôs (dividir para reinar, recordam-se?) foi totalmente atingido. Sim, TOTALMENTE. Sim, os professores estão divididos, cansados, desiludidos e sem vontade nenhuma de iniciar este ano lectivo com entusiasmo.

É ou não geral este sentimento? Constata-se no olhar e na conversa de qualquer professor... Quem não ouviu ainda: "Estou farto disto tudo!!"

quarta-feira, setembro 26, 2007

Amor à camisola!



É com orgulho que partilho este vídeo... esta forma de amor à camisola... esta forma de deixar uma vida para trás e seguir um sonho, mesmo que esse sonho seja perdas sucessivas!

É assim como me sinto enquanto professora, nos últimos tempos!

segunda-feira, setembro 17, 2007

:D

Já estou mais descansada...

Afinal parece que a Ministra não está zangada comigo!

Só ainda não percebi por que motivo me castiga com tanta frequência!!
17.Set.07 - 23h35m

domingo, setembro 16, 2007

Dalai Lama e as aulas

Vi, com atenção, com muita atenção, a entrevista que o Dalai Lama deu na RTP. Gostei de o ouvir! Gostei muito e, ao mesmo tempo pensava nas minhas aulas e na minha maneira de ser professora.

Dizia ele que a vida recompensa positivamente os gestos positivos que lhe damos, dizia ele que qualquer pessoa responde positivamente a atitudes positivas que tenhamos para com ela.

Como professora, sei que ele tem razão. E, no passado ano lectivo, tive oportunidade de comprovar como as minhas atitudes negativas [que não são frequentes] para com um aluno podem avolumar uma situação e torná-la insustentável em plena sala de aula.

Em Pedagogia isto chama-se o efeito Pigmaleão... que existe mas de uma forma muito moderada e com várias variáveis a influenciar!

quinta-feira, setembro 13, 2007

Rui Pedro e Madeleine

Numa altura em que toda a gente fala de Madeleine McCann, eu desejo que ela apareça ou pelo menos que se esclareça toda esta situação, mas relembro um menino desaparecido à quase 10 anos, o Rui Pedro.

Não sabendo se está vivo ou não, um grupo de pessoas criou uma forma de manter viva a sua memória através de velas... Acenda uma aqui*... e tal como a história de Madeleine se mantém viva, esta também deverá manter-se!




* para isso basta clicar numa vela e seguir as instruções.

domingo, setembro 09, 2007

Desânimo?

Escusado será dizer que, depois de ver este vídeo, o meu desânimo diminuiu...
A vida é para ser vivida da melhor forma possível, independentemente da idade e do cansaço que algumas pessoas nos causam.
Força de viver é o que todos nós precisamos....




And the hardest part
Was letting go, not taking part
Was the hardest part

And the strangest thing
Was waiting for that bell to ring
It was the strangest start

I could feel it go down
Bittersweet, I could taste in my mouth
Silver lining the cloud
Oh and I
I wish that I could work it out

And the hardest part
Was letting go, not taking part
You really broke my heart

And I tried to sing
But I couldn't think of anything
And that was the hardest part

I could feel it go down
You left the sweetest taste in my mouth
You're a silver lining the clouds
Oh and I
Oh and I
I wonder what it's all about
I wonder what it's all about

Everything I know is wrong
Everything I do, it's just comes undone
And everything is torn apart

Oh and it's the hardest part
That's the hardest part
Yeah that's the hardest part
That's the hardest part

Coldplay

sexta-feira, setembro 07, 2007

Primeira semana

Primeira semana já passou!

Fiz vénias aos titulares, em jeito de submissão face à sua imensa sabedoria...

Chamei "Sô Dôtori" ou "Sô Dôtora" aos meus colegas mais velhos e aqueles com mais tempo de serviço que eu... mas também aos outros, que, para discriminação, já chega a da carreira!

Já fizemos reuniões e já estou a pensar nos meus projectos a continuar ou a começar...

Falo com outros colegas de outras escolas "Como foi na tua escola?". Descubro que, tal como na minha, a vontade de trabalhar diminuiu, há menos vontade de fazer coisas novas, e os titulares só vieram causar diferenciações injustas.

Quero fazer Mestrado. Para quê?

God save our Queen! [aquela do Ministério, claro!]

sexta-feira, agosto 31, 2007

Acabaram as férias!

Pois é...

Já acabaram as férias.

Pus as leituras em dia. Vi filmes. Vi televisão. Passeei.
Não foram as melhores férias da vida... nem sequer foram boas férias, no entanto descansei... e isso é que interessa!

Estou pronta para o próximo ano lectivo? Não sei. Pela primeira vez nestes anos todos, apetecia-me não começar, apetecia-me trabalho burocrático, apetecia-me continuar as férias...

É óbvio que, depois de começar, nada me pára... E o ritmo já está incutido na minha cabeça!
Afinal... sou alentejana mas em versão acelerada... :D

sábado, agosto 04, 2007

Boas Férias...

É o que vos desejo a todos assim como a mim própria que bem preciso...
Setembro espera-nos e afigura-se mais um anito daqueles bem jeitosos... :D

BOAS FÉRIAS!!

Sem net

As mudanças a que a minha vida foi sujeita durante este ano lectivo fizeram com que o meu Verão seja diferente... sem net!!

E sinceramente sinto-me perdida... completamente longe do mundo... o que acaba por ser bom, uma vez que descanso mesmo à séria!!

Como o meu pai costuma dizer... "Quem não tem dinheiro, não tem vícios!!" e eu sigo esse caminho... Desintoxico-me deste meu vício! ;D

Quem fica contente é a minha mamã, porque vê a sua filha tornar-se na dona de casa exemplar que ela quer... a fazer a limpeza profunda anual, sem distrações... porque não tenho net!! E o maridão também vê a sua esposa exemplar, com tudo arrumadito e limpo... porque não tenho net!!

Vou gritar!
AAAAAAhhhhhhhhhhhhhh...................


Estou tão longe do meu mundo!!

:D

sábado, julho 21, 2007

Coincidências e Erros


Às vezes, há coincidências danadas...

No dia em que fui buscar uns quantos exames de Biologia e Geologia para corrigir, o meu pc resolveu meter férias e decidiu avariar... o que acabou por ser bom... assim não me distraí e fiz o bom trabalho que a Ministra quer que facemos... Sim, bom trabalho! Em caso de dúvida, dei pontuação sempre por cima. Luto contra o insucesso escolar... e esforço-me por não cometer erros!

:D

Erros é coisa que o nosso Ministério não se esforça por evitar... Primeiro foi o erro da prova de Fisica e Química, depois a prova de Biologia e agora há corrupção nas grelhas! Não acreditam? É só verificar aqui a nota à frente de Biologia...

Se por um lado aquela senhora chamada Maria do Carmo Seabra fica para a História do Ministério como a maior "gaffer" (existe tal palavra?), esta Ministra deverá ficar para a História como .... hum... talvez "Nunca fiz erros e tenho raiva de quem os faz, mas só se for professor do ensino inferior!"???


terça-feira, julho 17, 2007

Estacionamento...

A M. enviou-me e eu fiquei de boca aberta...



Já agora, não é politicamente correcto dizer isto, mas eu às vezes estaciono assim... :(

domingo, julho 15, 2007

Que lindos Exames?

Numa altura em que se fala dos exames de Matemática, vem-me logo à cabeça um castelo de fadas, lindo e maravilhoso, sem nada de mau... sem problemas... tudo almofadado para ninguém se magoar...

Sim, porque os nossos alunos já não enfrentam verdadeiros obstáculos no ensino, os exames são feitos de forma a obter bons resultados, já passam sem saber sequer o que é tirar positiva num teste...

Sim, porque estes Exames Nacionais foram feitos para obter sucesso... para forjar estatísticas, para mostrar que as más notas até são obra de outros que não os alunos... o objectivo é atirar areia para os olhos da opinião pública.

Sim, porque um Exame de Português sem uma obra extensiva, um Exame de Biologia com matéria somente de interpretação de um texto... e outras coisas que tal não fazem uma avaliação séria.

Não estou a dizer que estou contente com os resultados. Somente fico triste com a corrente que estamos a seguir....

Já agora, os meus alunos de 9ºano (hoje) nao seriam capaz de fazer um dos meus testes de 7ºano (do ano de estágio-1999)...

domingo, julho 08, 2007

As 7 Maravilhas


Sou uma das fãs indiscutíveis da Votação para as Maravilhas da Actualidade.
Conheço os Mitos da Antiguidade e acho que a nossa Sociedade não vai conseguir fazer perdurar esta eleição que hoje teve o seu final. No entanto, esta campanha teve a vantagem de dar a conhecer vários monumentos e localidades, o que conduz a uma maior promoção turística do sítio em causa.

Não conheço nenhuma das Novas Maravilhas do Mundo mas gostei particularmente da eleição de Machu Picchu no Perú e desgostei do Cristo Redentor do Brasil.




Em relação a Portugal, já visitei quase todas as Nossas Maravilhas e sou apaixonada pelo Palácio da Pena.




Digam o que disserem sobre o espectáculo, o que é facto é que pôs n países a olhar para Portugal e isso significa promoção turística.

sábado, junho 30, 2007

Vida de professor?



Perguntaram-me outro dia:

O teu blogue não é sobre a vida de professor só... Por que motivo não é como os outros, com choradinhos de escola e mais escola?
Respondi:

Há duas opções na vida, perante as adversidades: pode chorar-se ou pode rir-se... qualquer uma das duas não altera nada nem resolve os problemas mas com a segunda sou mais feliz! Por isso, o blogue não tem choradinhos nem queixas infinitas... (às vezes, tem) Tem pedaços da minha vida, da vida de uma professora que apesar de ser dedicada, em grande parte, aos alunos, também tem música, filmes, livros, política... tudo o que um mero humano pensa e sente... mesmo que ninguém o perceba!!!
A minha vida, ou quase toda a minha vida, passa por aqui... com todas as angústias e tristezas, alegrias e sorrisos... Evito escrever amarga porque não gosto de me sentir assim... evito escrever impulsivamente porque já me tenho arrependido... Sou assim... Prefiro sorrir... nas aulas e na vida real!!

quinta-feira, junho 28, 2007

Cunhas :P

Não sou uma pessoa do tipo "politicamente correcta sempre" mas se há coisas que me tiram do sério são as cunhas... Sim, aquele sistema de colocação de pessoas em empregos onde não se faz nada e se ganha muito porque se é amigo, tio, sobrinho, filho, ou somente lambe-botas!

E isso irrita-me! Porque a cunha é já uma instituição neste Portugal tão pequenino (em todos os aspectos)! Porque não se faz nada pela competência e pela melhoria mas o que interessa é a cunha, a cunha e só a cunha.

Numa altura em que está a decorrer o concurso para professor titular, preocupa-me os amiganços... o "ajuda-me a mim que eu depois ajudo-te"... Não falo directamente da minha escola, no entanto, de certeza que estou a falar de n escolas pelo país fora!

Eu e a Paciência

Primeiro achei que era TPM... depois rabujice da idade... má disposição era outra hipótese... mau humor, chatice, cansaço, n coisas... até que V.Exa o Sr. N. disse "Estás com menos paciência!" e aí fez-se luz...

Sim, é um caso de falta de paciência!

Ou então, o Mundo está louco! (thanks, M.)

terça-feira, junho 26, 2007

DINHEIRO

DINHEIRO

Ele pode comprar uma casa, mas não um lar.
Ele pode comprar uma cama, mas não o sono.
Ele pode comprar um relógio, mas não o tempo.
Ele pode comprar um livro, mas não o conhecimento.
Ele pode comprar um título, mas não o respeito.
Ele pode comprar um médico, mas não a saúde.
Ele pode comprar um sangue, mas não a vida.
Ele pode comprar o sexo, mas não o amor.


No entanto, ninguém pode dizer que uns trocaditos extra não ajudariam, certo?
A mim dariam muito jeito...

sábado, junho 23, 2007

Exame de Biologia e Geologia

Aos poucos, ao tempo vai passando e olha-se para trás e tem-se a sensação de dever cumprido. Se foi ou não bem feito esse dever, isso é uma história diferente.

Tudo isto vem a propósito dos Exames Nacionais de Biologia e Geologia e dos meus alunos que foram fazer o exame.

Confesso que tinha receio que, no Exame, saíssem algumas daquelas preciosidades minúsculas que a gente não liga nada... apesar de ter lido o programa oficial de fio a pavio...
Sei lá! Às vezes temos surpresas destas! Já aconteceu antes!

No entanto, tudo correu de acordo com o previsto... Pelo menos, aos meus alunos correu bem! Fico feliz... e fiquei feliz quando eles saíram e disseram que fizeram tudo e que tinha corrido bem... Será que vou ficar feliz quando saírem os resultados? Espero honestamente que sim!

segunda-feira, junho 18, 2007

:D

Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do chefe, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo. -Nós amamo-nos…e vamos nos casar – disse o jovem – E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã … alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos … que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
-Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada … Tu Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia e apenas com uma rede em tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte… e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo – continuou o feiticeiro – deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!

Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão recomendada.

No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.
O velho pediu que com cuidado as tirassem dos sacos… e viu que eram, verdadeiramente, formosos exemplares…

- E agora o que faremos ? –perguntou o jovem – nós as matamos e depois bebemos à honra de seu sangue ?
- Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne ? Propôs a jovem.
- Não ! – disse o feiticeiro – apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro. Quando as tiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres …

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros … a águia e o falcão, tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno até um tronco.

Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se magoar.

O velho disse:

- Jamais esqueçam o que estão vendo … este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão… se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a magoar-se um ao outro…
Se quiserem que o amor entre vocês perdure …

Voem juntos … mas nunca amarrados!

Incoerências tristes...

Ainda não descobri se é da idade se é mesmo por estar farta de tanta gente esquisita, cada vez fico mais triste com a incoerência que paira na vida das pessoas e que me afecta, muito de perto, a mim.

Há uns tempos, pedi algo à minha mana mais nova... "Nunca... era só o que faltava... nunca farei isso... foste tu que criaste... nunca... nunca..." e agora vai-se a ver já fez. Não entendo!

O que está em causa não é o ter feito o que lhe pedi mas sim a incoerência do Nunca e depois fez logo a seguir... Que me dissesse "vou pensar nisso" e depois logo tinha a atitude que pedi... agora nunca, nunca...

Pena é que o resto do Mundo passa a vida a ser incoerente como ela....

domingo, junho 17, 2007

Mais uma corrente

Ora bem, depois de um fim de semana pequenino mas saboroso respondo finalmente ao desafio da Olho Azul... Cá vai:

Eu quero: ser feliz
Eu tenho: projectos, muitos projectos
Eu acho: que me falta um dia de 48h
Eu odeio: traições
Eu sinto: paixão por ensinar
Eu escuto: os meus meninos, sempre que eles precisam
Eu cheiro: aquele perfume ;)
Eu imploro: paciência, quando a perco
Eu procuro: um rumo impossível
Eu arrependo-me: de não ter feito mais asneiras ;)
Eu amo: os meus alunos e a minha família
Eu sinto dor: quando há mal-entendidos estúpidos
Eu sinto falta: daquele carinho ;)
Eu importo-me: com o futuro dos que me são próximos
Eu sempre: resmungo
Eu não fico: ofendida com ninguém por ninharias
Eu acredito: no valor da amizade
Eu danço: se for a última coisa que pode salvar o mundo :D
Eu canto: só para massacrar alguém
Eu choro: mais vezes que o que parece
Eu falho: muitas vezes, mais do que queria
Eu luto: por ser feliz, para conseguir o que quero, para mudar o mundo
Eu escrevo: quando me apetece e não porque tem que ser
Eu ganho: elogios, de vez em quando
Eu perco: as estribeiras se for vítima de uma injustiça
Eu confundo-me: (algo que não me acontece)
Eu estou: sempre disponível para os meus meninos
Eu fico feliz: por ter feito o que a minha consciência dita
Eu tenho esperança: que uma pequena acção minha possa mudar a vida de alguém para melhor
Eu preciso: de dinheiro, férias e um bebé
Eu deveria: "dar pontapés" com mais frequência
Eu sou: sorridente e feliz
Eu não gosto: de engolir sapos

A quem vou passar?

Sei lá... a quem quiser, particularmente ao Jota, ao Ivo, à FM, aos Pezinhos de Cetim, ao CaditoNuno e à @Memorex.

Have fun...

quinta-feira, junho 14, 2007

Não percebo porquê!

Nos últimos dias, o trabalho tem-me ocupado a mente... que nunca conseguir ficar livre de pensar em n coisas ao mesmo tempo! Sim, sou uma daquelas alentejanas que contrarie o que o resto do país pensa... mexo-me muito e não gosto da monotonia nem do "deixa andar".

Tenho sonhos e muitos projectos profissionais que, ao poucos, vou tentando concretizar sem nunca pisar ou saltar por cima de ninguém... algo que a maior parte das pessoas não faz!

Com tristeza, percebo que um projecto que iniciei e do qual saí, mudou a sua orientação estratégica de tal forma que está parado... Fico triste mas não vou mexer uma palha sequer! Estou a falar do Igrejinha, um blogue que tinha como objectivo dar a conhecer a minha aldeia mas que se tornou num objecto de promoção profissional (nem sei porquê, é só um blogue!).

Engraçado mesmo é que este tipo de projecto que nunca ninguém deu nada por ele, quando começa a ter resultados efectivos, todos querem participar e dizer que fizeram...

terça-feira, junho 05, 2007

Ui...

Já a partir de Setembro, todos os estudantes que se inscreverem no 10º ano terão acesso a um computador e à ligação em banda larga, a um preço muito reduzido, em função do rendimento do respectivo agregado familiar. Com esta medida, nos próximos três anos, atingiremos 240 000 estudantes.

Todos os professores do Ensino Básico e Secundário terão acesso a um computador portátil, com um pagamento inicial de 150 euros. Estes professores terão também acesso à Internet em banda larga, com uma mensalidade que o Estado garante que será 5 euros inferior aos preços praticados no mercado.

retirado daqui


Achei estranho! Muito estranho!
E quando a esmola é grande demais, o pobre desconfia!

o meu destino?

Sei que Gedeão tinha razão quando afirmava que o sonho comanda a vida e que o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança.
Eu sei! No entanto, às vezes tenho a sensação que a criança é hiperactiva... não pára e anda a fazer-nos saltitar de tal forma que tudo anda às voltas, ou de pernas para o ar... É assim que me sinto hoje! Furiosa com aquela criança que pega nos meus sonhos e os mistura de tal forma que já não sei se me apetece sonhar mais... que pega nos meus sonhos e os rasga com energia e obstinação... que pega nos meus sonhos e não mos devolve uma e outra vez...

Criança malandra que não me quer a sonhar!!


Mas algo me diz que serei mais teimosia que esta criança...

domingo, junho 03, 2007

Titular?

Na passada sexta-feira, começou o concurso para professor titular.

Quando se começou a falar no assunto dos titulares, ouvi alguns professores mais velhos revoltarem-se contra o assunto, reclamarem contra as duas categorias de professores... no entanto, uma dessas pessoas correu para o placard assim que foram afixadas as informções sobre o assunto.

Não sei muito bem o porquê mas fará algum sentido ter desdenhado ?
Não será falta de coerência?

Dir-me-ão que não porque quem já está no topo de carreira, dá agora o passo final para ficar de facto no topo... Pois...

quarta-feira, maio 30, 2007

Nova descoberta

É com este sorriso que a @Memorex nos recebe e nos dá a conhecer as venturas e desventuras de uma pessoa cujo desejo maior é obter um implante de cóclea, não é o EuroMilhões ou a Lotaria ou o que dá hoje na novela mas sim algo que lhe dará uma vida nova.

Abrir horizontes e conhecer outro mundo aqui, nas Tentações da Minha Surdez:


http://implantecoclear-incertezas.blogspot.com/

Greve Geral

Fiz greve,... pelo tratamento abaixo de cão que os professores andam a ter, pelo dinheiro que vou perder na reformulação da carreira, por trabalhar e não ser reconhecida, pelas injustiças que este Governo anda a cometer, pelas gaffes estratégicas dos ministros, pela lista de grevistas (que afinal foi proibida)...


Mas o que era suposto ser uma Greve Geral, ficou-se pelos 13%, a desculpa foi a do costume: perde-se muito dinheiro e não serve de nada!
Pois é, o Portugal de hoje, aquele em que os trabalhadores ainda têm alguns direitos só existe porque muita gente fez greve, porque muita gente lutou pelos direitos das gerações do futuro... Os tempos mudam e eu entendo que o mundo mude, que as políticas de trabalho e de ensino tenham que mudar, no entanto deveria haver respeito pelo ser humano, pelas vidas que se destroem, pela existência dos "muito ricos"...

Já agora, não vale a pena recorrer para o Tribunal Administrativo... é que mesmo que o Tribunal dê razão, a greve já foi feita!!

segunda-feira, maio 28, 2007

E vai mais um...

Se há coisa que a vida já me ensinou é que às vezes é díficil viver... mas as coisas correm bem enquanto nós fizermos o que a nossa consciência nos ditar... seguindo sempre o nosso caminho, orientado pelos nossos príncipios.

Ao mesmo tempo recebe-se o que a vida nos dá com um sorriso porque ela ensina-nos a viver melhor... tudo serve para nos educar, para nos fazer crescer... e ser fortes, enfrentando todas as dificuldades.

Na sequência disto, por acção de outra pessoa, fui obrigada a engolir o orgulho como se de um sapo fosse... Até acho que o sapo seria mais fácil de engolir! Sobretudo porque havia um acordo verbal que era importante respeitar e foi quebrado. E nesse momento, toda a educação que os meus pais me deram caía por terra porque a minha vontade era começar a ser violenta. O que me vale é que aos poucos vou controlando a minha impulsividade!!

No entanto, este sapo custa a passar... custa e custa muito... e não me vou esquecer de que o engoli...

sexta-feira, maio 25, 2007

Tanto trabalho!

Uma das coisas que sempre me intrigou está relacionada com a necessidade que as pessoas têm de dizer que trabalham muito.

Na minha escola, há uma colega que passa a vida a queixar-se do trabalho que têm, insinuando que os outros não fazem nada.

Ninguém me tira a certeza do esforço que faz, no entanto cobrar trabalho aos outros usando aquele argumento não é viável, não faz sentido... e como consequência alguém, um dia destes, lhe dirá algo que não gosta. Mais grave ainda, por já ter falhado comigo alguns compromissos, quase, quase que sou levada a pensar que o "trabalho que tem" é usado como desculpa para fazer algo mal, ou não fazer de todo!!

Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros. [Oscar Wilde]

quinta-feira, maio 24, 2007

Madeleine McCann


Sei que vou parecer fria, sei que vou parecer insensível... mas já estou farta do "caso Maddie"!!

É óbvio que é um caso que envolve uma criança, é obvio que os pais estão a sofrer... não ponho nada disso em causa, no entanto até parece que este caso é o único nos dois países envolvidos, Portugal e Inglaterra. De certeza que não é... A única diferença é envolver um cidadão estrangeiro em Portugal, uma criança de um país potência-mundial num país terceiro-mundista. Por isso mesmo, a Polícia e os media ingleses criticaram tudo o que havia para criticar mas esquecem-se de todos os casos de desaparecidos ingleses no seu próprio país que ainda não apareceram.


Ninguém ouviu falar tanto do Rui Pedro como de Maddie; os media portugueses não deram tanta atenção ao Rui Pedro como a Maddie...

Além disso, o Algarve é "rico" em gente estranha com apetites estranhos e "rico" em gente muito normal com apetites ainda mais estranhos que no primeiro caso.


domingo, maio 20, 2007

Ouvi um rumor e fui investigar.

Fiquei pasmada!!

O Governo quer "criar uma base de dados que contabiliza os funcionários públicos que adiram a uma greve".

Que bonito!!

A próxima medida deve ser pôr a funcionar mais umas quantas prisões...
Parece que vão começar novamente as listagens de nomes e respectiva prisão política para aqueles que discordarem...

Eu quero uma cela virada pró mar... pode ser? :D

sábado, maio 19, 2007

Fui a Mértola

Ontem fui a Mértola, ao Festival Islâmico.

Confesso que, da terra em geral e da escola em particular, não tenho boas memórias. Representam uma fase péssima na vida desta professora... mas foi uma opção como tantas outras que tomei.

Talvez não desse valor ao que tenho agora se não tivesse passado por lá, se não tivesse enfrentado tantos obstáculos e se não tivesse constatado que podia haver tanta mesquice e inveja num só local.

Não obstante, fiquei contente por alguns alunos ainda se lembrarem de mim... por se terem dirigido a mim e cumprimentarem com um sorriso.

Parece pouco e simples, eu sei... mas sabendo tudo o que aconteceu e o que eles apanharam por tabela, tenho que os elogiar pela coragem...

O que aconteceu, perguntam vocês?

Só isto: uma colega ameaçou os alunos que se falassem ou comentassem a professora do ano passado (eu!), chumbariam na disciplina de Biologia de 12ºano.

Bonito, não foi?!!!

quinta-feira, maio 17, 2007

Na minha terra...


Na minha terra, hoje é feriado... Quinta-feira da Ascensão.

Há uma comemoração na Barragem do Divor na qual todo o concelho se junta em convivio.

Vai-se ao campo apanhar a espiga.

Cada raminho simboliza:
A espiga: para que o pão não falte durante o ano
O ramo de oliveira: haja saúde com azeite
A papoila: haja alegria e amor
O malmequer branco: prata
O malmequer amarelo: ouro

Manter o ramo em casa até ao próximo ano dia da Ascensão é importante. Dá sorte!

terça-feira, maio 15, 2007

Uma aulita...

Bem disposta e sorridente, passei uma aula de 11ºano de Biologia e Geologia sem nada fazer, respeitando a vontade dos alunos.
Foram eles a organizar o seu trabalho sem muita intervenção da professora. O objectivo, do conhecimento deles logo desde o início da aula, era aproveitar e rentabilizar o tempo de aula para a realização de um trabalho de grupo.
Já tinham feito pesquisa na Internet e em livros, na biblioteca da escola, ja tinham estruturado o trabalho... a aula, seria, assim, para fazer o trabalho "aproveitando a professora"!!
Sem nada dizer... sem resmungar... sem exigir nada... limitei-me a dizer que NÃO ACEITO TRABALHOS APÓS A DATA EXIGIDA. No entanto, tenho a certeza que os mesmos meninos que nada fizeram, serão os mesmos que não terão o trabalho pronto a tempo!!
Não serão os meus meninos fruto de uma educação baseada no "deixa andar"??

segunda-feira, maio 07, 2007

Mundo às Avessas!

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Achei esta frase na net, num fórum de professores, mas aplica-se na perfeição ao que estou a sentir no momento.

Acabei de estar a discutir com a minha mana mais nova e sinto, cada vez mais, que não devo andar a falar a mesma língua da maior parte das pessoas. Muita gente me diz "Não estás a entender o que estou a dizer!" e uma mera conversa termina em discussões. Esta semana foi a terceira que tive!

Não estou a entender nada. :D
Até me ando a controlar e a pôr a minha impulsividade natural no sítio contudo parece que não é suficiente. Ando exigente com os colegas, quero que todos façam as coisas na perfeição, sei lá...

A única coisa que sei é que estou cansada de discutir por um motivo que pareço não entender!

terça-feira, maio 01, 2007

Thinking Blog

Decididamente isto não anda a correr assim muito bem ao resto do Mundo...

Primeiro a Silvia vem dizer-me que saímos no Diário de Notícias, depois a SaltaPocinhas acha que sou um thinking blogger e a seguir vem o Miguel, que eu até considero bastante pela pessoa séria que é, e acredita no mesmo. Chiça, o Mundo está virado do avesso!!

Agradeço aos dois mas não concordo, este cantinho é só um espaço de desabafos esporádicos sem grandes objectivos a não ser a partilha (e, claro, aliviar a alma!).

Fazer as minhas nomeações é complicado!

Escolho:
* o Miguel, que leio diariamente mas que quase nunca comento por achar que o nível de discussão está muito alto e eu nada acrescentaria de novo;

* o Pedro, por muitas vezes discordar dele mas percebendo o seu ponto de vista;

* a Prof. Teresa, por me ensinar montes de coisas, que vou experimentando a partir do blogue dela, sobre as TIC;

* o Zoltrix, pela coisas formidáveis que descubro no cantinho dele;

* o Antero, por tudo o que me rio à conta dos seus bonecos da nossa Sinistra;

* o Ivo, porque sim... :D


Biologia e realidade

Sempre considerei que cada um de nós deve ter sonhos e aspirar alcançá-los. No entanto, a minha vida sempre foi pautada por profundos pés na terra... Ou seja, sonho alto mas tenho noção da realidade. E tenho alunos que não têm essa percepção.

Ela é uma aluna de 8 valores a Biologia. Teve 5 nos dois últimos testes. Em conversa, perguntei-lhe se gostava de estudar, disse que não e confessou-me querer tirar Medicina e vir a ser Médica Legista (tipo CSI).

Perdoem-me a franqueza mas onde ficou a realidade desta menina?? O Mundo gira em torno dos desejos dela e ela não precisa fazer nada para os conseguir??

A única coisa que me saiu, evitando ser mal-educada, foi "Terás que estudar bastante e aplicares-te muito mais! Vai ser complicado!"... No entanto o que me apetecia dizer era "Hellooooooooooo... Em que Mundo andas, miúda?"

Estarei a exagerar??

sexta-feira, abril 27, 2007

Um jogo

A convite da Estrela do Mar, fiz este jogo, o que me obrigou a pensar um pouco, no entanto, pude relaxar depois de um dia cheio de aulas e com algumas irritações pelo meio... :D

A brincadeira é a seguinte: completam-se as afirmações com apenas UMA palavra E depois convidam-se mais pessoas.


Brincadeira do SIM & NÃO

Sou: Divertida

Não sou: Parva

Gosto: Sinceridade

Não gosto: Mal-entendidos

Tenho: Paciência

Não tenho: Inveja

Faço: Sorrir

Não faço: ExercícioFísico :S

Fiz: Asneiras

Não fiz: Tropa

Farei: Amor e Amizade

Não farei: Fumar

Quero: Ser mãe

Não quero: Adoecer

Sonho: Maternidade

Não sonho: Fortunas

Frequento: Livrarias

Não frequento: Ginásios

Aprovo: Solidariedade

Não aprovo: Preconceitos

Como: Carne

Não como: Favas

Ajudo: quem puder

Não ajudo: desorganizações

Assisto: Filmes

Não assisto: motociclismo

Uso: fio de ouro

Não uso: Biquini

Vou: ser feliz

Não vou: viver para Lisboa


Convido

* Prof. Teresa

* Professorinha Silvia

* AnjoeDemonio

* Jeronimo

* Hindy